Publicado por José Geraldo Magalhães em Destaques Nacionais, Educação | 25/09/2015 às 12:11:20

Reflexão: avaliação e confessionalidade no XIV Encontro Nacional Metodista de Educadores

O XIV Encontro Nacional Metodista de Educadores (ENAME) iniciou na manhã dessa sexta-feira (25), no Edifício Capa, da Universidade Metodista de São Paulo. O tema “Avaliação e a concretização da confessionalidade no processo educativo” reúne especialistas para debater o setor educacional e a confessionalidade nas instituições. A programação do evento conta com três conferências e três painéis temáticos que serão distribuídos durante os dois dias do encontro. 
 
O dr. Robson Ramos Aguiar que tomará posse no próximo sábado (26), como Diretor Superintendente do Instituto Metodista de Serviços Educacionais (Cogeime), assumindo, assim, a Direção Geral das Instituições Educacionais Metodistas, compostas por duas universidades, dois centros universitários, duas faculdades e 26 colégios destaca a importância dos valores éticos nesse processo educacional. "A educação confessional precisa colaborar com a justiça social que anuncie os valores éticos fundamentadas no Reino de Deus", disse. A posse do novo diretor geral será na Capela da Universidade Metodista de São Paulo, às 14h.
 
O bispo emérito da Igreja Metodista, Adriel de Souza Maia, representou o bispo Luiz Vergílio Batista da Rosa que não pôde comparecer por problemas de saúde. Vergílio é o bispo designado pelo Colégio Episcopal para acompanhar a área educacional das instituições metodistas. 
 
Na ocasião, o bispo Adriel destacou a importância de averiguar os documentos da Igreja para discutir os processos avaliativos educacionais. “Acredito que precisamos revistar as Diretrizes para uma Educação Metodista. Temos um documento muito precioso que objetiva nossa confessionalidade. Creio que nosso compromisso como Igreja, instituição está em defesa da vida porque esta pede socorro. A vida está ameaçada”, finalizou. 
 
O presidente do Conselho Superior de Administração (Consad), dr. Paulo Borges Campos Jr (foto ao lado), afirmou que um encontro desse nível é muito importante dentro das universidades confessionais. “Não são todos os dias que podemos contar com um grupo para discutirmos a educação confessional. Acreditamos em uma educação transformadora”, apontou.  
 
Para Borges, o terreno de atuação já é conhecido. “Independentemente dos vácuos teóricos existentes já sabemos quais os campos que podemos atuar para potencializar nossa confessionalidade fundamentada em nossos valores éticos e cristãos dentro da adversidade”, finalizou.
 
Conferência -  umas das palestras dessa manhã sobre o tema Sistema de Avaliação da Educação Superior – o desafio da qualidade e os impactos da tecnologia no processo de avaliação, ficou sob a responsabilidade da dra. Rita Maria Lino Tarcia (foto à direita) - da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).
 
Para a palestrante, a Lei de Diretrizes de Base da Educação (LDB 9394/96) é o pilar essencial da educação superior. “É importante pensar na educação como orientador de diretrizes políticas com vistas à qualidade. No sistema de avaliação temos os indicadores que irão definir o perfil de cada instituição”, disse. 
 
A educadora, dra. Rita Lino, destacou também sobre a autonomia do aluno nos tempos atuais e, sobretudo, da dimensão avaliativa do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), para considerar uma avaliação interna e externa com aqueles que estão inseridos em um mesmo cenário educacional.
 
“Temos um processo de olhar para a nossa prática. Esta reflexão nos auxilia a transformá-la, caso contrário ela passa a ser um olhar cotidiano e repetitiva. Precisamos de uma visão global porque construímos a história por meio de transformações e mudanças”, disse. 
 
Qualidade na Educação – para a educadora, “a avaliação é um conjunto de apreciações baseadas em critérios e métodos previamente estabelecidos, com vistas a subsidiar a tomada de decisões. Temos que ter critérios para orientar nossos métodos avaliativos, além das provas”. Os processos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o INEP, segundo a dra. Rita Maria Lino, são importantes no processo avaliativo. “Temos que conhecer cada um deles. Discutir avaliação é muito mais que discutir um simples conceito; o INEP, nos aponta essa direção avaliativa”. A dra. Rita Lino também refletiu sobre o desafio da qualidade e os impactos da tecnologia nos processos de avaliação.
 
 
Outorga de título - Na noite dessa sexta-feira (25), será entregue outorga de título da Ordem do Mérito dos Educadores Metodistas. A Ordem do Mérito foi criada pelo COGEIME em maio de 1988, a fim de homenagear líderes que contribuem com Educação Metodista em nível nacional ou internacional. Já foram homenageados 36 educadores e educadoras, cujos nomes podem ser conhecidos no Rol da Ordem do Mérito dos Educadores Metodistas.
 
Confira os homenageados na edição 2015 escolhidos pelo Conselho Superior de Administração (Consad) do Cogeime AQUI!
 
O encontro está sendo transmitido ao vivo pela equipe de RTV da Universidade Metodista de São Paulo. A cobertura mais detalhada você confere na edição de novembro do jornal Expositor Cristão. O último ENAME aconteceu em 2012 na cidade de Piracicaba/SP.

Tags: Cogeime, Educação, Destaques Nacionais