Publicado por José Geraldo Magalhães em Expositor Cristão, Destaques Nacionais, Mídia - 30/03/2015

Expositor Cristão aborda o tema: Evangelho integral nas aldeias

Agosto de 1928. Igreja Metodista em festa. Era o início do trabalho missionário com os povos indígenas. A notícia da ação no antigo Mato Grosso se espalhou rapidamente pelo Brasil.

 

O Expositor Cristão da época estampou a foto do médico Nelson Becker Araújo, o metodista brasileiro enviado para atuar na missão. Na primeira página do jornal, uma honrosa apresentação: “Da Igreja de Juiz de Fora/MG, apresenta-se o dr. Nelson Araújo, que, recém-formado, fecha os olhos aos lucros de uma carreira que facilmente exerceria, prontificando-se com verdadeiro espírito de serviço, a se consagrar à obra missionária, como o representante metodista entre os filhos das selvas mato-grossenses”.

 

O médico Nelson Araújo começou o trabalho em 1929 e, posteriormente, teve o apoio do metodista e técnico agrícola Francisco Brianezi. Eles integravam uma equipe da Associação Evangélica de Catequese aos Índios, em parceria com as Igrejas Presbiteriana Independente e do Brasil.

 

Foi um trabalho cheio de altos e baixos. A participação metodista teve de ser interrompida em 1946. Com outra estratégia, a missão foi retomada 25 anos depois pelo pastor Scilla Franco, que anos mais tarde foi eleito bispo da Igreja.

 

Em todos esses anos, a Igreja Metodista reforçou sua responsabilidade com o Evangelho integral em favor dos povos indígenas. Estabeleceu o compromisso de não fazer proselitismo - persuadir pessoas a aderir uma religião ou ideologia. Ao contrário, propôs a conversão da própria Igreja. “Se você não puder apresentar Jesus aos indígenas com seus atos, é melhor ficar calado”, recomendava o bispo Scilla Franco. Em 1999, a Igreja Metodista lançou o Documento – Diretrizes Pastorais para a Ação Missionária Indigenista.

 

O texto é um norteador das ações com os povos indígenas e é contra o proselitismo. “O Evangelho só constitui boas novas aos povos indígenas à medida que os ajuda a fortalecer as suas próprias culturas, a refazer os seus direitos sobre a terra e a recobrar a dignidade que os filhos e filhas de Deus possuem”, anuncia o documento. Há 87 anos o Expositor Cristão acompanha a missão metodista com os povos indígenas.

 

Nesta edição, escrevemos mais um capítulo desta história. Ao ler nossa reportagem especial nas páginas 8 e 9, você vai conhecer melhor os projetos indigenistas da Igreja Metodista pelo Brasil e entender por quê são ações diferenciadas. Leia, discuta e compartilhe com sua comunidade local! Deus abençoe sua vida!

 

Pr. Marcelo Ramiro

Editor

 

 

CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD EM PDF

 

EDIÇÕES ANTERIORES

 

 

Leia online

 

Tags: expositor-cristao-2015


Posts relacionados

Expositor Cristão, por Comunicação

Edição de Setembro do Expositor Cristão

  Confira a edição de setembro do Jornal Expositor Cristão!

Expositor Cristão, por Sara de Paula

EC | 21º Concílio Geral bate à porta e traz esperança ao povo metodista

Todas as vezes que se fala em Concílio Geral (CG) se pensa em debates, discussões intermináveis, decisões importantes que precisam ser colocadas em pauta, missão da Igreja, e por vezes muitos assuntos acabam ficando para o Colégio Episcopal e/ou a Cogeam decidirem futuramente.