Publicado por José Geraldo Magalhães em Expositor Cristão, Destaques Nacionais, Mídia - 30/03/2015

Expositor Cristão aborda o tema: Evangelho integral nas aldeias

Agosto de 1928. Igreja Metodista em festa. Era o início do trabalho missionário com os povos indígenas. A notícia da ação no antigo Mato Grosso se espalhou rapidamente pelo Brasil.

 

O Expositor Cristão da época estampou a foto do médico Nelson Becker Araújo, o metodista brasileiro enviado para atuar na missão. Na primeira página do jornal, uma honrosa apresentação: “Da Igreja de Juiz de Fora/MG, apresenta-se o dr. Nelson Araújo, que, recém-formado, fecha os olhos aos lucros de uma carreira que facilmente exerceria, prontificando-se com verdadeiro espírito de serviço, a se consagrar à obra missionária, como o representante metodista entre os filhos das selvas mato-grossenses”.

 

O médico Nelson Araújo começou o trabalho em 1929 e, posteriormente, teve o apoio do metodista e técnico agrícola Francisco Brianezi. Eles integravam uma equipe da Associação Evangélica de Catequese aos Índios, em parceria com as Igrejas Presbiteriana Independente e do Brasil.

 

Foi um trabalho cheio de altos e baixos. A participação metodista teve de ser interrompida em 1946. Com outra estratégia, a missão foi retomada 25 anos depois pelo pastor Scilla Franco, que anos mais tarde foi eleito bispo da Igreja.

 

Em todos esses anos, a Igreja Metodista reforçou sua responsabilidade com o Evangelho integral em favor dos povos indígenas. Estabeleceu o compromisso de não fazer proselitismo - persuadir pessoas a aderir uma religião ou ideologia. Ao contrário, propôs a conversão da própria Igreja. “Se você não puder apresentar Jesus aos indígenas com seus atos, é melhor ficar calado”, recomendava o bispo Scilla Franco. Em 1999, a Igreja Metodista lançou o Documento – Diretrizes Pastorais para a Ação Missionária Indigenista.

 

O texto é um norteador das ações com os povos indígenas e é contra o proselitismo. “O Evangelho só constitui boas novas aos povos indígenas à medida que os ajuda a fortalecer as suas próprias culturas, a refazer os seus direitos sobre a terra e a recobrar a dignidade que os filhos e filhas de Deus possuem”, anuncia o documento. Há 87 anos o Expositor Cristão acompanha a missão metodista com os povos indígenas.

 

Nesta edição, escrevemos mais um capítulo desta história. Ao ler nossa reportagem especial nas páginas 8 e 9, você vai conhecer melhor os projetos indigenistas da Igreja Metodista pelo Brasil e entender por quê são ações diferenciadas. Leia, discuta e compartilhe com sua comunidade local! Deus abençoe sua vida!

 

Pr. Marcelo Ramiro

Editor

 

 

CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD EM PDF

 

EDIÇÕES ANTERIORES

 

 

Leia online

 

Tags: expositor-cristao-2015


Posts relacionados

Expositor Cristão, por Sara de Paula

EC de maio: Família | Saiba como a pandemia afetou as famílias brasileiras

Não é a primeira vez que abordamos na matéria de capa o tema da família. Desta vez trouxemos uma abordagem diferente. Como manter os laços familiares em tempos de pandemia? Parte da pergunta já foi respondida na palavra episcopal desta edição, escrita pelo Bispo Adonias Pereira do Lago. 

Destaques Nacionais, Colégio Episcopal, por Sara de Paula

Diálogo em tempos de crise | Distanciamento social, crise, e valorização da vida

No episódio de hoje da série Diálogo em tempos de crise, você confere reflexões sobre a missão em tempos de distanciamento social, os desafios ad crise no Brasil e América Latina, e a importância da valorização da vida humana. Confira!

Expositor Cristão, por Marcelo Ramiro

Expositor Cristão: Igreja na Era Digital

Com as facilidades que temos hoje, com um universo crescente de plataformas digitais à disposição para uso gratuito e, frente ao espantoso número de quase um terço da população mundial conectada, boa parte do dia via smartphones e tablets, é difícil encontrar justificativas para não estar nas mídias sociais digitais. São todas ferramentas úteis, de fácil produção e distribuição, mas que carecem de um comportamento mais responsável e profissional no uso. Vejamos os principais desafios:

no Cenáculo, Destaques Nacionais, Educação, por José Geraldo Magalhães

Rede Metodista de Educação reforça confessionalidade dentro das instituições metodistas

Parte da liderança da Igreja Metodista se deslocou para a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), em Barueri, na grande São Paulo, para o lançamento da bíblia personalizada no Cenáculo que será distribuída na Rede Metodista de Educação nos próximos dias. Na primeira edição foram impressas 14 mil unidades para atender a demanda atual. Cerca de 60 mil alunos da rede, devem receber na época da formatura um exemplar. O lançamento ocorreu na manhã de segunda-feira (22).

Escola Dominical, Expositor Cristão, Mídia, por José Geraldo Magalhães

Caminhando com as crianças: uma conversa com pais e educadores!

"Crianças aprendem mais com nosso exemplo do que por aquilo que falamos a elas". Confira a reflexão da coordenadora do Departamento Nacional de Trabalho com Crianças!

Mídia, Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Bispo metodista recebe cidadania honorária em Londrina

O Bispo da Igreja Metodista João Carlos Lopes, presidente da Sexta Região Eclesiástica que compreende os estados do Paraná e Santa Catarina recebe título de cidadão honorário.

Mídia, por José Geraldo Magalhães