Publicado por Marcelo Ramiro em Expositor Cristão - 01/08/2015

Expositor Cristão de Agosto: Somos Todos Iguais

Em setembro de 2011, conheci um grupo de mulheres metodistas norte-americanas que estava no Brasil participando da Jornada Ubuntu. O nome do evento me deixou um ensinamento marcante. Ubuntu é uma palavra africana para expressar solidariedade, compaixão, perdão e amor ao/à próximo/a. Significa “sou o que sou pelo que nós somos”.
 
Ubuntu fala da capacidade do ser humano em entender e aceitar o/a semelhante. Passa a ideia de que precisamos uns dos outros para vivermos. Somos seres interdependentes, criados/as para viver em coletividade. A tolerância, portanto, é uma virtude fundamental e alcançá-la faz parte da missão da Igreja.
 
A intolerância tem deixado um rastro de morte na história da humanidade. Inúmeras guerras e conflitos foram motivados por diferenças de raças, classes socais, opções religiosas e políticas. Temos acompanhado casos recentes de preconceito contra homossexuais, negros/as, estrangeiros/as e religiosos/as em várias partes do mundo. Agressões verbais, ameaças, brigas e assassinatos alimentam as estatísticas.
 
O princípio da palavra Ubuntu, resumido tão bem pelos povos africanos, é o cerne do ensino de Jesus. O Mestre alertou que não há maior mandamento do que amar a Deus de todo coração e amar ao/à próximo/a como a nós mesmos (Marcos 12.28-31). Jesus deu o exemplo: amou, mas não foi conivente com os erros das pessoas. O compromisso com Deus gera intolerância com o pecado e amor incondicional pelo/a próximo/a.
 
Não haverá unanimidade em torno de temas que pautam a sociedade, porém somos chamados/as a promover a paz. A frase de Agostinho de Hipona (354-430 d.C.), apreciada e usada pelo fundador do movimento metodista John Wesley, reforça essa reflexão: “No essencial, unidade. No não essencial, liberdade. E em tudo, amor”. 
Deixe esta edição do Expositor Cristão inspirar você. Boa leitura!
 
Boa leitura!
 

Pr. Marcelo Ramiro 
Editor

 


 

DOWNLOAD GRÁTIS (PDF)
 

EDIÇÕES ANTERIORES

 


Leia On-line! Para uma leitura ainda melhor no tablet e smartphone baixe o App AndroidiOS.

 

 

 

 


Tags: Expositor Cristão, Igreja Metodista, Tolerância, Agosto, 2015


Posts relacionados

Geral, Expositor Cristão, por Sara de Paula

EC de julho

Um Concílio Geral em três fases. Sim, a primeira sessão foi realizada dia 11 de dezembro de 2021 na modalidade on-line com pauta única – prorrogação de mandatos até julho deste ano. As demais sessões presenciais foram realizadas em Sorocaba/SP, nos dias 3 a 10 de julho. E a terceira fase será em outubro, também na modalidade on-line, quando os delegados e as delegadas se reunirão por dois dias para discutirem e debaterem a respeito das propostas que ficaram sobre a mesa. Leia aqui.

Expositor Cristão, por Sara de Paula

Jornal EC de dezembro | Natal: temos motivo para celebrar?

É Natal. Tempo de celebrar uma das datas mais importantes de nosso calendário cristão. O nascimento do Messias. Mais de 175 mil pessoas em nosso país estarão ausentes na hora da Ceia de Natal. Foram vencidas pela Covid-19. Certamente, lágrimas vão cair por causa da ausência eterna. Ficam as boas lembranças daqueles/as que se foram.

Expositor Cristão, por Sara de Paula

Bispo Paulo Lockmann emite nota sobre encontro com Papa

No mês de abril, o presidente do Concílio Mundial da Igreja Metodista se encontrou com o Papa Francisco no Vaticano

Expositor Cristão, Mídia, por José Geraldo Magalhães

Expositor Cristão de Dezembro aborda o tema Aposentadoria Pastoral

Como é a prática pastoral após a aposentadoria? Conheça dilemas, dificuldades e oportunidades encontradas por pastores e pastoras nesta fase da vida.