Publicado por Marcelo Ramiro em Expositor Cristão | 01/08/2015 às 13:59:23

Expositor Cristão de Agosto: Somos Todos Iguais

Em setembro de 2011, conheci um grupo de mulheres metodistas norte-americanas que estava no Brasil participando da Jornada Ubuntu. O nome do evento me deixou um ensinamento marcante. Ubuntu é uma palavra africana para expressar solidariedade, compaixão, perdão e amor ao/à próximo/a. Significa “sou o que sou pelo que nós somos”.
 
Ubuntu fala da capacidade do ser humano em entender e aceitar o/a semelhante. Passa a ideia de que precisamos uns dos outros para vivermos. Somos seres interdependentes, criados/as para viver em coletividade. A tolerância, portanto, é uma virtude fundamental e alcançá-la faz parte da missão da Igreja.
 
A intolerância tem deixado um rastro de morte na história da humanidade. Inúmeras guerras e conflitos foram motivados por diferenças de raças, classes socais, opções religiosas e políticas. Temos acompanhado casos recentes de preconceito contra homossexuais, negros/as, estrangeiros/as e religiosos/as em várias partes do mundo. Agressões verbais, ameaças, brigas e assassinatos alimentam as estatísticas.
 
O princípio da palavra Ubuntu, resumido tão bem pelos povos africanos, é o cerne do ensino de Jesus. O Mestre alertou que não há maior mandamento do que amar a Deus de todo coração e amar ao/à próximo/a como a nós mesmos (Marcos 12.28-31). Jesus deu o exemplo: amou, mas não foi conivente com os erros das pessoas. O compromisso com Deus gera intolerância com o pecado e amor incondicional pelo/a próximo/a.
 
Não haverá unanimidade em torno de temas que pautam a sociedade, porém somos chamados/as a promover a paz. A frase de Agostinho de Hipona (354-430 d.C.), apreciada e usada pelo fundador do movimento metodista John Wesley, reforça essa reflexão: “No essencial, unidade. No não essencial, liberdade. E em tudo, amor”. 
Deixe esta edição do Expositor Cristão inspirar você. Boa leitura!
 
Boa leitura!
 

Pr. Marcelo Ramiro 
Editor

 


 

DOWNLOAD GRÁTIS (PDF)
 

EDIÇÕES ANTERIORES

 


Leia On-line! Para uma leitura ainda melhor no tablet e smartphone baixe o App AndroidiOS.

 

 

 

 


Tags: Expositor Cristão, Igreja Metodista, Tolerância, Agosto, 2015