Publicado por Marcelo Ramiro em Destaques Nacionais - 01/07/2015

Expositor Cristão: Instituição Metodista é referência em educação especial

Aprendizado e lazer caminham de mãos dadas na Escola Metodista O Semeador, em São Caetano do Sul/SP. A instituição atende 110 estudantes com deficiências intelectuais, múltiplas deficiências e autismo, a partir dos três anos de idade. O projeto tornou-se uma referência na região, por oferecer educação especial e auxiliar no processo de adaptação ao sistema convencional de ensino.

 
“Muitas crianças e adolescentes vão à escola regular em um período e no outro vêm para cá, onde realizamos os atendimentos específicos. Damos todo o suporte necessário”, conta a diretora Célia Regina Monteiro. A Escola possui 12 professores e professoras especializados/as em educação para autistas e uma equipe multidisciplinar composta por 33 profissionais.
 
 
A estrutura da instituição cativou Rosana Massarelli. Após muitos problemas de adaptação da filha Fernanda, 17 anos, em escolas regulares, ela procurou ajuda e os resultados foram surpreendentes. “Minha filha não andava, nem falava. Hoje, é completamente diferente”, comemora a mãe. “Após quatro anos na Escola, Fernanda até conseguiu um emprego e trabalha como auxiliar de apoio à arte.”
 
Assim como a maior parte dos/as estudantes da instituição, Fernanda tem autismo. Diversas atividades são desenvolvidas para promover a socialização e aprendizagem de alunos/as com déficits na comunicação e interação social. Os/As estudantes participam de aulas de artes, educação ambiental, recreação, expressão corporal, teatro, dança, música e têm à disposição laboratórios de informática, brinquedoteca e jogoteca. Alguns equipamentos de alta tecnologia permitem experiências educacionais interativas e divertidas. “Eles/as adoram”, conta a professora Ana Paula Meneguini. “É gratificante poder ensinar e perceber o quanto a vida deles/as tem melhorado.”
 
O psicólogo da Escola, Leonardo Zanelli Pereti, explica que todas as atividades são desenvolvidas para ajudar na inserção dos/as alunos/as na sociedade: “Isso é muito importante, pois durante muito tempo o padrão foi tirar essas crianças e adolescentes do convívio social em função das dificuldades. Nós queremos o contrário! Trabalhamos para que a escola seja uma garantia de inclusão”.
 
Muitos/as estudantes aprenderam a ler, escrever e trabalhar com números, apresentando mudanças consistentes de comportamento e temperamento. “Nossa equipe prioriza a formação de vínculos, a afetividade e a delicadeza nas relações interpessoais - ferramentas de trabalho fundamentais para a conquista desses resultados”, ressalta a diretora Célia.
 
IGREJA
A instituição é administrada pela Associação Metodista de Ação Social (Amas) da Igreja Metodista de São Caetano do Sul. “Somos muito felizes com esse projeto bem-sucedido. É muito importante que a igreja desperte e se comprometa cada vez mais com questões sociais”, afirma o pastor Wagner dos Santos Ribeiro.
 
A presidente da Amas, Camila Paiva Garcia dos Santos, reforça o caráter confessional que a instituição mantém: “Todos os dias, são feitas devocionais com os/as estudantes para passar valores da Palavra de Deus. Queremos transmitir essa mensagem para eles/as e seus/suas familiares”.
 
HISTÓRIA
A Escola Metodista O Semeador nasceu em 1974, de um compromisso de fé da Igreja Metodista em São Caetano do Sul. Na época, Odete Filliettaz enfrentava dificuldades no cuidado de seus filhos Waldyr e Pierre, que, aos 18 e 15 anos de idade, já não eram assistidos pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae, que então só atendia pacientes de até 15 anos). Pierre, naquele momento, passava por um sério problema dentário e não havia quem o tratasse.
 
Por meio da Amas, os/as metodistas de São Caetano começaram a oferecer atendimento odontológico para outras crianças e adolescentes com deficiência. O trabalho cresceu e chamou a atenção da prefeitura da cidade, que doou um terreno em regime de comodato para a construção do prédio. Em 1987, a Escola Metodista O Semeador foi inaugurada no novo local, onde permanece até hoje. 
 

Texto: Pr. Marcelo Ramiro - Editor EC
Fotos: Fábio Mendes

 



DOWNLOAD GRÁTIS (PDF)
 

EDIÇÕES ANTERIORES

 

Leia On-line! Para uma leitura ainda melhor no tablet e smartphone baixe o App AndroidiOS.
 

Tags: o semeador, ação social, Expositor Cristão


Posts relacionados

Destaques Nacionais, por Sara de Paula

Oferta Missionária 2016

Confira o novo site da campanha

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Ganhe descontos nas assinaturas do no Cenáculo e brindes com esta Credencial. Saiba mais!

O no Cenáculo, um dos selos da Angular Editora, estará participando da IV Feira Literária Internacional Cristã, a FLIC, e está presenteando você com uma Credencial que lhe dará o direito de um desconto em assinaturas no Guia de Encontro Diário com Deus - o no cenáculo, além dos brindes que você irá receber.

Escola Dominical, Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Material de apoio para celebrar o Advento!

O Advento é, no calendário litúrgico, o período dos quatro domingos que antecedem ao Natal. Um dos mais bonitos símbolos do Natal é a Coroa do Advento. Na sequência do acender das velas, podemos observar o desenrolar dos acontecimentos que precederam ao nascimento de Jesus. Veja material de apoio para celebrar com alegria!