Publicado por José Geraldo Magalhães em Expositor Cristão, Destaques Nacionais - 03/06/2014

Novo ciclo do Expositor Cristão

fonte: Marcelo Ramiro / 
A Igreja Metodista no Brasil é uma das pioneiras na comunicação cristã, sendo a detentora do único jornal evangélico, fundado por missionários no século 19 ainda em atividade: o Expositor Cristão. Ao longo dos 128 anos de história, o jornal já passou por dezenas de modificações gráficas e estruturais. Houve sempre a preocupação de atualizar e aprimorar o trabalho desenvolvido.
 
Desta vez, a mudança contempla o projeto gráfico, tiragem e estratégia de distribuição (confira aqui). O ponto de partida para as alterações foi a pesquisa do Expositor Cristão que ouviu 1.112 pessoas nos meses de agosto e setembro de 2013 pela internet. Dados importantes foram coletados.
 
A pesquisa mostrou que o maior público do jornal tem entre 41 e 50 anos de idade (25,9%), seguido pelos/as leitores/as com 31 a 40 (22,9%) e 51 a 60 anos (20,7%). O resultado revela que as novas gerações de metodistas não conhecem o Expositor Cristão, o que pode ser explicado pelo baixo número de exemplares impressos enviados às igrejas.
 

Os/as metodistas que responderam ao questionário, relataram também insatisfação em relação à tiragem.  Quase 29% disseram que gostariam de exemplares mais acessíveis nas igrejas locais e 16% pediram uma tiragem maior. A pesquisa detectou que o jornal precisava de melhorias gráficas, na escolha dos temas e também na distribuição (confira o resultado completo da pesquisa em www.metodista.org.br).
 
O projeto desenvolvido é uma resposta aos problemas detectados pela pesquisa. Inauguramos nesta edição uma tiragem 10 vezes maior. Com 30 mil exemplares mensais, o EC terá mais força nas igrejas locais e os/as metodistas mais acesso às notícias e doutrinas da Igreja.
 
Queremos atender também a expectativa dos/as leitores/as que pediram um jornal mais aberto ao diálogo com temas da atualidade. Com leveza e objetividade, vamos abordar assuntos que edificam e orientam os/as metodistas, conforme as decisões conciliares e norteadoras do Plano Nacional Missionário.
 
O próximo desafio do Expositor Cristão é avançar na internet. Atualmente, utilizamos plataformas que facilitam a leitura do jornal em tablets e smartphones, mas temos outros projetos para nossa versão virtual. Novas mídias apontam oportunidades para maior alcance e divulgação do informativo metodista e sinalização do Reino de Deus.
 
Nosso desejo é, acima de tudo, promover um novo ciclo do Expositor Cristão sem perder as raízes que marcaram a origem do jornal entre os metodistas. Vamos permanecer sintonizados/as com os novos tempos e os desafios apresentados. 
 
 
Veja também:
 
LEIA A EDIÇÃO DO EXPOSITOR CRISTÃO DE JUNHO NA ÍNTEGRA!

Tags: expositor-cristao, jornal, igreja-metodista,


Posts relacionados

Destaques Nacionais, por Sara de Paula

A importância das vacinas

 Como metodistas temos um legado wesleyano ético de cuidado integral do ser humano. Wesley fazia uso de recursos médicos para ajudar as pessoas, em especial as menos favorecidas. Por isso recomendamos que todos e todas as metodistas recebam a vacina contra a COVID-19, bem como sejam instrumento de motivação para que toda a população brasileira seja imunizada.

Geral, Oficial, Destaques Nacionais, Colégio Episcopal, Política, por José Geraldo Magalhães

Fake news: esclarecimento do Colégio Episcopal

O Colégio Episcopal vem a público informar que notícias que estão sendo veiculadas na internet, principalmente na página do Facebook chamada Wesley Depressivo, dizendo que a Igreja Metodista apoia candidatos políticos ou não deve votar em tal candidato é falsa. Nós, Bispos e Bispas, já orientamos os membros da Igreja em documento publicado no Órgão Ofical Metodista - Jornal Expositor Cristão na edição de setembro e no site institucional (www.metodista.org.br). Os documentos estão acessíveis ao público gratuitamente. Nosso dever é orientar a Igreja em todos os âmbitos da missão. 

Expositor Cristão, Destaques Nacionais, Mídia, Geral, por José Geraldo Magalhães

Expositor Cristão terá 30 mil exemplares em junho

Jornal também vai ganhar novo visual e melhor distribuição pelo Brasil