Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

preservativo nas escolas


Maioria dos pais brasileiros aprova oferta de camisinha em colégio, diz pesquisa da Unesco

RIO DE JANEIRO (Reuters) - extraído da Folha Online

Os pais e alunos aprovam a distribuição de preservativos em escolas do ensino médio no Brasil como parte de um programa de prevenção de doenças, segundo estudo da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) divulgado na terça-feira.

Para 89,5% dos estudantes ouvidos, é "uma idéia legal" colocar máquinas de venda de preservativos nas escolas. A mesma opinião é compartilhada por 63% dos pais, segundo o estudo divulgado pelo Ministério da Saúde.

Outros 4,1% dos alunos, 6,7% dos professores e 12% dos pais ouvidos acham que a distribuição de camisinhas "não é função da escola".

A oferta de preservativos gratuitos é parte do Projeto de Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE), cujo principal objetivo é evitar a disseminação da Aids e de outras doenças sexualmente transmissíveis.

A distribuição ocorre em alguns colégios participantes do programa com alunos de 13 a 24 anos e com atividades educativas vinculadas, segundo o Ministério da Saúde, que pretende ampliar a prática.

O estudo ouviu 102 mil alunos de 135 escolas em seis capitais. Entre os entrevistados, 44,7% tinham vida sexual ativa. Desses, 60,9% declararam ter usado preservativo na primeira relação sexual, e 69,7% na mais recente.

A principal razão alegada para o não uso (42,7%) foi a falta de preservativo à mão na hora da relação; 9,7% disseram não ter dinheiro para comprá-lo.

A distribuição de preservativos em colégios, que existe desde o começo da década, atinge 17% das escolas secundárias brasileiras, segundo a assessoria do Programa Nacional de DST/Aids. Até o final do ano, a expectativa é de chegar a 25% das escolas, ampliando o número nos anos seguintes.

Neste ano, o Ministério da Saúde pretende licitar a compra de máquinas de distribuição de preservativos que serão colocadas nas escolas, segundo a assessoria.

(Por Julio Villaverde)

 

O que você acha desta iniciativa? Entre no nosso Fórum e comente!

Para registrar-se no Fórum Metodista. Você terá apenas que informar seu nome e e-mail. O ícone de registro fica no topo da página. Em pouco tempo você receberá uma confirmação de cadastro com uma senha. Clique aqui e registre-se agora!


Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

Em oração | 07.02.2020

Com o objetivo de mobilizar pessoas a orarem semanlmente e diariamente pelos propósitos selecionados pela área nacional da Igreja Metodista, te convidamos a participar da campanha EM ORAÇÃO. O versículo que conduz a campanha, lembra a importância da oração para fazer qualquer coisa: ...porque sem mim nada podeis fazer. (João 15:5b). Confira os pedidos dessa semana.

Geral, por José Geraldo Magalhães

Publicações cristãs recebem prêmio Areté 2015. Veja a lista completa dos premiados!

Os livros cristãos, jornais, personalidades literárias entre outros que mais tiveram destaque em 2015 foram reconhecidos e premiados na IV Feira Literária Internacional, a FLIC.  Veja a lista completa e assista ao vídeo com a participação da Igreja Metodista.

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães