Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

Projeto Esperança

Assistência às mulheres encarceradas é a nova meta da Pastoral Carcerária

 

Nos últimos três anos, o total de mulheres encarceradas no Brasil saltou de 3% para 7%, ou seja, um aumento de 100% em um curto espaço de tempo.  Inversamente ao que acontece com os homens, apenas um pequeno número delas recebe visitas de seus companheiros e familiares, que são quem efetivamente as suprem de material de higiene pessoal e outros haveres.

          Dando continuidade às ações que antecedem a implantação deste projeto, o Coordenador da Pastoral Carcerária na Região, Pastor Edvandro Machado Cavalcante,  esteve reunido com o Subsecretário de Tratamento Prisional do Estado do Rio de janeiro, Marcos Vinícius S. Lips, juntamente com a Coordenadora da Reinserção Social da Secretaria de Administração penitenciária, Adriana Martins, em janeiro,  quando gentilmente foi disponibilizado um carro da Secretaria de Administração Penitenciária para que o Pastor Edvandro pudesse visitar as Unidades Prisionais do Complexo Penitenciário de Bangu e decidir a unidade  mais propícia a implantação do projeto.

 

             Ficou decidido que a primeira etapa deste projeto consistirá em cursos de artesanato e trabalhos manuais no Presídio Feminino Joaquim Ferreira de Souza, localizado no Complexo Penitenciário de Bangu. Um curso de Corte e Costura e outro para formação profissional de cabeleireira também estão planejados e começarão o mais breve possível nesta mesma unidade prisional

             A Pastoral Carcerária da Igreja Metodista entende que dar qualificação profissional à mulher encarcerada é dar novamente esperança de recomeçar a vida após o cumprimento da pena e ajudar a diminuir as altas taxas de reincidência penal, que no Brasil chegam a 85%.

A implantação do Projeto Esperança na realidade prisional brasileira, marcada pela exclusão e negação da vida e dignidade humanas, visa dar à Pastoral Carcerária um modelo de evangelização mais próximo ao de Cristo e de nossa vocação histórica como metodistas.

 

 

Pastor Edvandro Machado Cavalcante

Coordenador da Pastoral Carcerária na Região

 

 

 

 

Da esquerda para a direita: Marcos Vinícius S. Lips,  subsecretário de Tratamento Penitenciário do Estado do Rio de Janeiro; pastor Edvandro Machado Cavalcante,  coordenador da Pastoral Carcerária da Igreja Metodista na 1ª Região Eclesiástica;  Adriana Martins, coordenadora da Reinserção Social da Secretaria de Administração Penitenciária do Estado do Rio de Janeiro.


Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

Conheça o logotipo do 21º Concílio Geral da Igreja Metodista

Apresentamos o logotipo aprovado para a identidade visual do 21° Concílio Geral a ser realizado em Sorocaba SP, de 11 a 18 de julho de 2021. Faça download da imagem.

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães