Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

projeto sombra e água fresca

7 anos de Projeto Sombra e Água Fresca

17 anos de Estatuto da Criança e do Adolescente,

O ano de 2007 é muito importante para nossa caminhada junto à infância e adolescência do Brasil: em fevereiro comemoramos os 7 anos do Projeto Sombra e Água Fresca e em julho comemoraremos os 17 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Sabemos que a Igreja Metodista sempre preocupou-se com a questão da justiça social, sempre agiu solidariamente e em prol dos pobres e oprimidos.

Vários documentos da igreja, além dos projetos, demonstram esta preocupação: Credo Social, Plano para a Vida e Missão da Igreja, Pastoral dos Direitos Humanos, Pastoral Indígena, Pastoral da Terra, Pastoral da Criança.

Acompanhe as bases do Projeto Sombra e Água Fresca de acordo com vários documentos da Igreja Metodista e do País:

* "Deixai vir a mim as crianças, não as impeçais, porque delas é o reino de Deus" - Jesus Cristo (Lucas 18:16)

* A Igreja Metodista afirma sua responsabilidade cristã pelo bem-estar integral do ser humano como decorrente de sua fidelidade à Palavra de Deus expressa nas escrituras do Antigo e Novo Testamentos (Credo Social da Igreja Metodista - I.1)

ÞA ação social da Igreja Metodista, como parte da missão, é nossa expressão humana do amor de Deus.É o esforço da igreja para que na Terra seja feita a vontade do Pai. Isso acontece quando, sob a ação do Espírito Santo, nos envolvemos em alternativas de amor e justiça que renovam a vida e vencem o pecado e a morte, conforme a própria experiência e a vida de Jesus Cristo. (Plano Para a Vida e a Missão da Igreja 1996, pág. 23)

* É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos da criança e do adolescente referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária". (ECA- Art. 4º)

O ECA foi sancionado no dia 13 de julho de 1990, após vários anos de mobilização da sociedade e políticos. A Igreja Metodista participou da luta por sua elaboração e implantação. O ECA tem ajudado nossa sociedade a ver as crianças como cidadãs com direitos e deveres, merecedoras de cuidado e proteção. O Estatuto em si já é um avanço e algumas mudanças começam a ser percebidas, mas sabemos que somente a lei não tem força para mudar a situação. Por isso, devemos nos empenhar em promover o ECA e colocá-lo em prática.

O Projeto Sombra e Água Fresca é uma das maneiras de fazer isso. Acompanhe como o Projeto se relaciona com o Estatuto:

Atividades do Sombra e Água Fresca

Artigos do Estatuto da Criança e Adolescente

Educação cristã

Busca de vivenciar com a criança a compreensão da vida através de uma prática libertadora, segundo os ensinamentos de Jesus Cristo.

Art. 16. O direito à liberdade compreende os seguintes aspectos:

III - crença e culto religioso;

ACOMPANHAMENTO ESCOLAR

Realização de atividades que contribuem para desenvolver nas crianças, as competências cognitivas básicas, tais como expressão oral e escrita, cálculo, raciocínio lógico, solução de problemas, capacidade de decisão e habilidades de comunicação e interação social.

Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho.

ESPORTE E RECREAÇÃO

Atividades que contribuem para a consciência do próprio corpo, para o desenvolvimento do espírito de coletividade, da convivência social,da capacidade de concentração e da coordenação motora.

Art. 16. O direito à liberdade compreende os seguintes aspectos:

IV - brincar, praticar esportes e divertir-se;

Art. 71 - "direito a informação, cultura, lazer, esportes, diversões, espetáculos e produtos e serviços que respeitem sua condição peculiar de pessoa em desenvolvimento.

CULTURA E EXPRESSÃO ARTÍSTICA

Atividades que vivenciam com as crianças o sentido de que Deus dá a oportunidade de participarmos de Sua Arte: a criação. Permitem à criança resgatar sua história e origem.

Art. 16. O direito à liberdade compreende os seguintes aspectos:

II - opinião e expressão;

Art. 58 - No processo educacional respeitar-se-ão os valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social da criança e do adolescente, garantindo-se a estes a liberdade de criação e o acesso às fontes de cultura.

SAÚDE

Promoção da saúde no sentido de refletir com as crianças como se percebe ou se entende a saúde e como ela se insere no cotidiano de suas vidas.

Art. - A criança e o adolescente têm direito à proteção, à vida e à saúde.

CIDADANIA

Desenvolvimento de valores e atitudes que promovam a capacidade criativa e o espírito crítico. As crianças aprendem seus direitos e deveres, a tomar decisões, construir relações saudáveis, reconhecerem-se como sujeitos ativos dentro do grupo social e a buscar soluções a fim de alterar a realidade.

Art. 15 - A criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição e nas leis.

Art. 16. O direito à liberdade compreende os seguintes aspectos:

V - participar da vida familiar e comunitária, sem discriminação;

VI - participar da vida política, na forma da lei;

INFORMÁTICA

Capacitação em computação para favorecer o entendimento da cidadania, a alfabetização, a ecologia, a saúde e os direitos humanos, assim como proporcionar em adolescentes de comunidades menos favorecidas melhor oportunidade de ingresso ao mundo do trabalho.

Art. 69 - O adolescente tem direito à profissionalização e à proteção no trabalho, observados os seguintes aspectos, entre outros:
I - respeito à condição peculiar de pessoa em desenvolvimento;

II - capacitação profissional adequada ao mercado de trabalho.

Ainda,

O Projeto Sombra e Água Fresca tem como princípio o desenvolvimento de ações conjunta com os pais, igrejas e comunidades.

Art. 53 Parágrafo Único - É direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais.

Sugestão de atividades:

1 - Estudo Missão e Cidadania em classes de crianças ou adolescentes:

- Inicie com oração, cântico e apresentação do grupo;

- Selecione previamente materiais para pesquisa sobre o ECA, cadernos do SAF, textos bíblicos e documentos da IM sobre justiça e defesa da criança/adolescente, reportagens sobre infância no Brasil (conquistas e violações de direitos);

- Organize a classe em 4 grupos: grupo 1 (aponte situações em que crianças e adolescentes têm seus direitos respeitados e/ou violados), grupo 2 (levantamento de versículos bíblicos, citação de trechos de documentos da Igreja), grupo 3 (levantar artigos que defendem direitos no ECA), grupo 4 (apontar ações do SAF que atendem direitos da criança);

- Cada grupo apresenta sua produção em cartazes, música criada ou pequena cena teatral;

- Buscar cruzar os resultados encontrados, analisando se existe complementaridade entre Bíblia, Documentos da Igreja Metodista, Estatuto da Criança e Adolescente e Projeto Sombra e Água Fresca.

- Momento para a classe discutir e propor ações práticas na comunidade.

2 - Outra sugestão: Convidar pessoa para falar do ECA e do Projeto Sombra e Água Fresca, com bate-papo ao final.


 Como saber mais:

- Boletim Recriar (encarte Sombra e Água Fresca), nº 18, 19, 20, 23, 24

- Credo Social e Plano para a Vida e a Missão, da Igreja Metodista;

- Estatuto da Criança e do Adolescente, versão CESE, 1996

- Escola Bíblica de Férias "Todas as Crianças são Nossas Crianças", Igreja Metodista, 2004

Contatos:

Projeto Sombra e Água Fresca

Rua Curimatã, 300- São Gabriel

Belo Horizonte - MG

Cep. 31980-670

Tel. (31) 3447 0373 -Email: projetosaf@yahoo.com.br

Coordenação Nacional de Ação Social

Email: social@metodista.org.br

Tel.: (11) 6813-8600

Cleber Lizardo "Kebel" Assis

Assessoria Nacional do Projeto Sombra e Água Fresca

Quer saber mais? Acesse o site http://www.fundacaometodista.org.br/

VEJA TAMBÉM:

Crescer para a vida. Inspirado pelo Sombra e Água Fresca,  conheça o belo trabalho da Igreja Metodista no Estreito, Florianópolis, Santa Catarina.

Como nasce a sombra. Um dia uma igreja percebe que as crianças de sua comuidade estão sedentas de afeto. Assim nasce um Projeto Sombra e Água Fresca. Conheça a experiência da Igreja de Vila Planalto, São Bernardo do Campo, São Paulo.

 


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães