Publicado por Sara de Paula em Destaques Nacionais, Mulheres, Pastoral dos Direitos Humanos - 01/06/2016

Quinta-feira de preto: uma campanha de enfrentamento à violência contra a mulher



A campanha "Quinta-feira uso Preto", consiste em mobilizar pessoas a se vestirem com roupas pretas em protesto contra a violência sofrida por mulheres ao redor do mundo. A iniciativa tem origem na campanha mundial "Thurdays In Black", iniciada na África do Sul, que tomou proporções internacionais com o apoio do Concílio Mundial de Igrejas (CMI).  

 

No Brasil, a Confederação Metodista de Mulheres (CMM) abraçou a causa desde fevereiro, quando confeccionou 5 mil botons da campanha para distribuir entre as Federações. Conheça a página da CMM

 

Mulheres da Região Missionária do Norte e Nordeste (REMNE) também saíram às ruas para protestar pelo fim da violência contra a mulher (à esquerda), depois de aderirem o projeto que também conscientiza igrejas e comunidades. 

 

"Pode parecer simples, mas a intenção é chamar a atenção das pessoas para que se unam a nós nessa luta contra toda forma de preconceito e  violência, especialmente contra a mulher", disse Suely Freire, SD da Federação de Mulheres no Dne8.

 

Confira a notícia completa aqui. 

 

Para aderir a campanha, basta se vestir de preto na quinta-feira. Tire também uma foto da sua manifestação e poste nas redes sociais. Use as hashtags da campanha em português e em inglês: #QuintaFeiraUsoPreto #ThursdaysInBlack 

 

O Jornal Expositor Cristão, também apoiou as manifestações, publicando a imagem do grupo da Sede Nacional que aderiu a campanha, incluindo os ministros Júnior e Soraya Junker, do minitério de louvor Toque de Poder, e Bispos e Bispa da Igreja Metodista. 

 

 

 

O Jornal também se engajou em divulgar as manifestações de órgões da Igreja Metodista, contra a Cultura de Estupro. 

 

 

 

Confira abaixo também algumas fotos das manifestações que acontecem ao redor do mundo. 

 

 

Uma equipe cristã na Escócia de reuniu para fotografar seu apoio à campanha na quinta, dia 19 de maio:

 

 

Organização cristã da Finlândia também apoia o fim da violência contra a mulher no Congo, usando a campanha:

 

 

Mulher exibe o boton da campanha em inglês para promover a ideia:

 

 

Veja mais manifestações internacinais acompanhando a hashtag #thursdaysinblack no Instagram.

 

Compartilhe a campanha internacional na sua Igreja, comunidade e redes sociais, engajando cada vez mais pessoas para lutarem juntas por um mundo sem violência e estupro. 


Tags: quinta-feira, quinta-feira de preto, campanha


Posts relacionados

Destaques Nacionais, por Redação Metodista

Plano Nacional Missionário 2023

O Plano Nacional Missionário (PNM) orienta a ação da Igreja Metodista no território nacional. Ele contém as bases bíblicas, ênfases doutrinárias e prioridades da ação missionária em cada área de vida e trabalho da Igreja, apontadas pelo Plano para a Vida e a Missão da Igreja (PVMI).   Adquira em pré-venda o seu exemplar do Plano Nacional Missionário 2023 no site da Angular Editora. 

Destaques Nacionais, por Sara de Paula

Em oração | 24.04.2020

Com o objetivo de mobilizar pessoas a orarem semanlmente e diariamente pelos propósitos selecionados pela área nacional da Igreja Metodista, te convidamos a participar da campanha EM ORAÇÃO. O versículo que conduz a campanha, lembra a importância da oração para fazer qualquer coisa: ...porque sem mim nada podeis fazer. (João 15:5b).

Mulheres, por Sara de Paula

Sede Nacional adere a campanha Quinta Preta

Saiba como participar da campanha pelo fim da violência contra mulher

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Região Missionária da Amazônia elege presbítera como candidata ao episcopado. Confira!

O Concílio Regional da Região Missionária da Amazônia elegeu no nesta sexta-feira (27), duas pessoas que irão concorrer ao episcopado; dentre elas, uma presbítera. 

Colégio Episcopal, Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Saiba como foi o retiro anual do Colégio Episcopal no Paraná

O Colégio Episcopal da Igreja Metodista esteve reunido em retiro anual na última semana nas dependências do Sesc Caiobá, em Matinhos/PR. Confira as informaçoes e agenda para 2015! 

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Igrejas Históricas emitem pronunciamento sobre as eleições 2014

As igrejas evangélicas históricas do Brasil, em virtude da realização das eleições gerais em 5 de outubro (1º turno) e em 26 de outubro (2º turno) e considerando o papel de seus membros no exercício pleno da cidadania, bem como o comprometimento dessas igrejas com o Estado democrático de direito e o seu reconhecimento e apoio às instituições democráticas, expressas nos Poderes constituídos da República, vêm junto a seus membros e à sociedade brasileira em geral fazer o seguinte pronunciamento. Saiba mais!