Publicado por Sara de Paula em Liturgia - 15/04/2019
Liturgia da Páscoa: Celebrando a Vida!
Em 2019, o domingo de páscoa será celebrado no dia 19 de abril. Esse é um dos momentos mais importantes do ano para as igrejas cristãs, quando trazemos a memória a ressurreição de Jesus Cristo. Para celebrar a data, temos uma liturgia elaborada pela Pastora Gabriela Albertin e pelo Departamento Nacional de Escola Dominical com o tema "Celebrando a Vida!".
“...e todo o que vive e crê em mim não morrerá eternamente. Crês isto?” (João 11.26)
"Então, convocando a multidão e juntamente os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me". Marcos 8.34
O Dia da Bíblia é comemorado no segundo domingo de dezembro como uma data muito importante para o Cristianismo. No Brasil, a data foi instituída em 2001 pela Lei nº 10.335.
Celebrado no segundo domingo de dezembro, o Dia da Bíblia foi criado em 1549, na Grã- Bretanha pelo Bispo Cranmer, que incluiu a data no livro de orações do Rei Eduardo VI. O Dia da Bíblia é um dia especial, e foi criado para que a população intercedesse em favor da leitura da Bíblia. No Brasil a data começou a ser celebrada em 1850, quando chegaram da Europa e EUA os primeiros missionários cristãos evangélicos. Desde dezembro de 2001, essa comemoração tão especial passou a integrar o calendário oficial do país, graças à Lei Federal 10.335, que instituiu a celebração do Dia da Bíblia em todo o território nacional.
Baixe a Liturgia para o Dia das Crianças 2020, produzida pelo Departamento Nacional de Trabalho com Crianças (DNTC) da Igreja Metodista. “Batei palmas, todos os povos; aclamai a Deus com voz de triunfo. Porque o Senhor Altíssimo é tremendo, e Rei grande sobre toda a terra.” - Salmo 47.1,2
Recordar, amar e orar. Com esse tema o Departamento Nacinal de Escola Dominical preparou um programa para celebrar o Dia das Mães, mesmo sem sair de casa. “Meu filho, ouça o ensino de seu pai e não despreze a instrução de sua mãe. Porque serão um diadema de graça para a sua cabeça e colares para o seu pescoço” - Provérbios 1.8-9. Confira a sugestão.
Em tempos de pandemia, os momentos fúnebres têm sido reduzidos a número restrito de pessoas e em alguns casos, até impedidos de serem feitos. Nossa sugestão é que a comunidade se reúna por meio de aplicativos como Zoom, Google Meetings, Skype ou outros de igual função e tenha um tempo de despedida.