Publicado por Sara de Paula em Geral, Liturgia, Escola Dominical - 23/03/2018

Liturgia para o domingo de Páscoa: Salve! Alegrai-vos!

 

 

 

 CLIQUE AQUI PARA BAIXAR A LITURGIA EM PDF

 CLIQUE AQUI PARA BAIXAR A LITURGIA EM WORD

 

Em 2018, o domingo de páscoa será celebrado no dia 1 de abril. Esse é um dos momentos mais importantes do ano para as igrejas cristãs, quando trazemos a memória a ressurreição de Jesus Cristo. Para celebrar a data, o Departamento Nacional de Escola Dominical preparou uma liturgia com o tema "Salve! Alegrai-vos!".  

O programa se inicia com a participação de toda a comunidade através da litania. Confira: 

Litania de Louvor (João 16.16,20,22; Mateus 28.8,9a; João 20.20;11.25,26)

Dirigente: A promessa da alegria, veio num momento de despedida, onde Jesus afirma:

Homens: Um pouco, e não me vereis; outra vez um pouco, e ver-me-eis.

Em verdade, em verdade eu vos digo que chorareis e vos lamentareis, e o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se converterá em alegria.

[...] agora vós tendes tristeza; mas outra vez vos verei; o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém poderá tirar.

Dirigente: Quando ressuscitou, Jesus se apresentou às mulheres que foram ao sepulcro, dizendo: “Salve”, uma expressão de saudação que convida a “ficar bem”, “ficar feliz”, “se alegrar”.  Jesus as encontra e as convida à alegria. É momento de converter tristeza em alegria.

Mulheres: E, retirando-se elas apressadamente do sepulcro, tomadas de medo e grande alegria, correram a anunciá-lo aos discípulos. E eis que Jesus veio ao encontro delas e disse: Salve!

Dirigente: Jesus também foi ao encontro dos discípulos, os quais vendo o Senhor, encheram-se de alegria.

Crianças: E, dizendo isto, lhes mostrou as mãos e o lado. Alegraram-se, portanto, os discípulos ao verem o Senhor.

Dirigente: A alegria da ressurreição marcou a vida dos discípulos e discípulas e continua a fazer parte de todos aqueles e aquelas que creem.

Todos(as) [...] Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra viverá; e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente. Crês isto?

Dirigente:  Jesus Ressuscitou!  Alegremo-nos e nos regozijemos nEle.

 

Incluindo as crianças

O departamento se preocupou, como de costume, em inluir as crianças na programação. A Liturgia traz uma proposta de dramatização realizada pela classe de crianças. Com uma liguagem simples e cenário fácil de produzir, a peça traz a representação de uma conversa que esclarece para as crianças o verdadeiro significado da Páscoa. "Quando Jesus morreu, muitas pessoas ficaram tristes achando que não mais o veriam, mas no domingo, aconteceu uma grande surpresa, Jesus ressuscitou, e houve grande alegria", conta o personagem do professor no texto. 

Outro material que pode ser usado com a classe de crianças, são as músicas indicadas pelo departamento. A compositora Neusa Cezar compartilha duas músicas que falam sobre o verdadeiro significado da páscoa.

As faixas abaixo estão disponíveis para download, assim como as partituras das músicas. 

PARTITURA O COELHO E A PÁSCOA

PARTITURA ALELUIA - JESUS RESSUSCITOU

 

Também está disponível no site do Projeto Sombra e Água Fresca (www.projetosombraeaguafresca.org.bruma linda e útil reflexão sobre a Páscoa para todos projetos  espalhados pelo Braisl a fora.

Acesse também outros materiais de apoio publicados em nosso site:

Liturgia 2017
Como realizar o culto da paixão
Páscoa: sobre bolas de ferro e asas nos pés
Materiais para celebração da Paixão e Páscoa
Departamento Nacional de Escola Dominical disponibiliza material de apoio para celebrar a Páscoa
Veja reflexão e material de apoio para celebrar a Páscoa
Veja aqui como celebrar a Páscoa em sua comunidade
Páscoa: da banalização à contrição, da religiosidade à espiritualidade 
Estudo bíblico: Páscoa e seu significado
Estudo bíblico sobre Páscoa


Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

Selo DNTC 2023 | As crianças e a imagem de Deus: santidade na fé e na prática

O tema de 2023 da Igreja Metodista evoca a santidade integral: pessoal e social. Sob as luzes deste tema, as crianças abordarão, durante este ano, a santidade relacionada com a imagem de Deus: “Sede santos, porque eu sou santo”. Assim, a santidade assume o aspecto da identidade, pois fomos criados à imagem e à semelhança de Deus. Ao olhar para nós mesmos e para as outras pessoas, deveríamos ser capazes de ver Deus refletido. Por isso, optamos por tratar este tema usando um recurso de linguagem concreto para as crianças: a metáfora do espelho.

Liturgia, por Sara de Paula

Liturgia para o culto de Natal

Baixe a sugestão de liturgia produzida pelo Departamento Nacional de Escola Dominical, para o Natal de 2021. 

Geral, por Sara de Paula

Carta aberta à nação da Conexão Wesleyana de Santidade

O Consorcio de Santidade, formado por igrejas e instituições de tradição wesleyana, nesse momento em que nosso país atravessa denúncias de corrupção, turbulências políticas e ameaças às instituições democráticas vem a público expressar solidariedade às famílias dos mais de 530 mil mortos vítimas de COVID-19 e repudiar quaisquer ameaças e/ou tentativas de ruptura democrática.

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães