Dia 20 de Novembro: Dia da Consci?ncia Negra.
? dia de valorizar a cultura negra, denunciar a discrimina??o e louvar a Deus pela diversidade!
| Leia a seguir, v?rias mat?rias especiais preparadas para esta data: entrevista, not?cias, textos para reflex?o e inspira??o. Veja, tamb?m, uma liturgia especial para a celebra??o, em sua igreja, do Dia Nacional da Consci?ncia Negra. CLIQUE AQUI |
Pastor Edilson Marques da Silva – publicada no jornal Expositor Crist?o, edi??o de novembro
Povo amado por Deus
| "N?o sois v?s para mim, ? filhos de Israel, como os filhos dos et?opes?" (Am?s 9.7). Voc? sabia que o profeta Sofonias era negro? E que tamb?m era negra Z?pora, esposa de Mois?s? Quando o pastor metodista Ed?lson Marques da Silva leva essas informa?es a igrejas, institui?es de ensino e organiza?es n?o governamentais, ele ainda surpreende muita gente. Mas j? est? acostumado. |
Confessa que ele mesmo se surpreendeu – e chorou de emo??o v?rias vezes – ao longo das pesquisas que resultaram no livro Negritude e F? – O resgate da auto-estima, publicado no ano de 1998. Resgatar a auto-estima do negro brasileiro foi um compromisso que ele assumiu h? quase 20 anos. Suas pesquisas come?aram em 1987, quando ainda fazia teologia na Universidade Metodista. Formado tamb?m em Comunica??o Social, hoje o pastor Edilson d? aulas de p?s-gradua??o em marketing na Universidade Estadual de S?o Paulo, Unesp, campus de Bauru, enquanto desenvolve a pesquisa "A imagem da ?frica na m?dia brasileira".
Voc? acha que o negro brasileiro tem baixa auto-estima?
A popula??o negra perdeu a auto-estima a partir do s?culo 15, quando houve o contato com os europeus.Fez parte do processo de escravid?o omitir todas as informa?es positivas e associar a cultura negra com o demon?aco. No senso realizado pelo IBGE em 1980 havia uma quest?o que dizia "qual ? a sua cor"? Nas respostas, houve 136 varia?es de cores: acastanhada, agaleada, alvaescura, azul marinho, baiano, morena bem chegada, morena bronzeada, morena canelada, parda, parda clara, roxa, tostada…. escapes que as pessoas encontram para n?o serem identificadas como negras. Eu mesmo tive um choque ao reler os textos b?blicos e entender que a ?frica tem um importante papel na preserva??o da vida.
Que textos b?blicos falam disso?
H? v?rias refer?ncias que falam do papel da ?frica na salva??o da vida. Mois?s foi salvo do rio por uma mulher negra, filha do fara? do Egito; Jeremias foi salvo de um po?o (no qual havia sido jogado por ordem do rei Zedequias) pelo et?ope Ebede-Meleque (Jeremias 38.7-9). A fam?lia de Jesus tamb?m buscou abrigo na ?frica, escondendo-se no Egito, quando Herodes queria matar as crian?as.
Mas a gente esquece que Egito ? um pa?s do norte da ?frica, n?o ??
Os pr?prios eg?pcios se denominavam como o pa?s de Kemet, "o pa?s negro". E em todos os livros do Antigo Testamento, a palavra "cuxi" (ou "cusi") designa sempre africano, et?ope, negro, algu?m origin?rio das terras de Cux. Os cuxitas, que os gregos denominaram "et?opes" – palavra que significa "pele queimada" – correspondiam aos habitantes das regi?es ao sul do Egito, a partir da N?bia, atual Sud?o. Assim, o profeta Sofonias, filho de Cuxi (conforme Sf.1.1) era, tamb?m, um homem negro.
Qual ? a rea??o das pessoas quando voc? destaca a presen?a de personagens negros na B?blia?
? de surpresa. H? pessoas que ficam indignadas quando sabem, por exemplo, que Mois?s era casado com uma negra. Mas h?, tamb?m, rea?es de emo??o e gratid?o. Para o resgate da auto-estima, ? importante saber que o Evangelho chegou na ?frica antes da Europa. Em Atos dos Ap?stolos 8.26-39, um et?ope, tesoureiro da rainha da Eti?pia, ? o marco inaugural da expans?o do Reino de Deus para fora dos limites judaicos. Esta a??o n?o foi por iniciativa de Paulo ou Filipe, mas sim movida e impulsionada pelo pr?prio Esp?rito Santo. O primeiro n?o judeu a ser batizado, passando a fazer parte do povo de Deus, foi um negro como eu.
? interessante lembrar, tamb?m, que os hebreus nutriam um sentimento de grande admira??o pela Eti?pia, descrita como uma na??o poderosa, de homens altos (Isa?as 18.2). E no decorrer da hist?ria narrada pela B?blia, percebemos um cuidado bastante especial da parte de Deus para com o povo et?ope: "N?o sois v?s para mim, ? filhos de Israel, como os filhos dos et?opes?" (Am?s 9.7).
Como voc? avalia a participa??o do(a) negro(a) nas igrejas crist?s e, especialmente, na Igreja Metodista?
A Metodista ?, historicamente, uma das igrejas mais racistas que existem. A Inglaterra foi o pa?s que mais lucrou com a escravid?o e o metodismo chegou ao Brasil por meio de mission?rios americanos vindos do sul dos Estados Unidos, regi?o que era escravocrata. O movimento negro dentro da Igreja, em busca de espa?o e identidade, ? algo recente. A Igreja ainda tem que despertar para as ideologias que foram feitas para manter baixa a auto-estima do negro e justificar a domina??o europ?ia. Afinal, a ideologia ? como ?culos que a gente p?e para enxergar a sociedade.
O que a Igreja pode fazer para combater a discrimina??o racial?
A Igreja Metodista pode come?ar estudando a hist?ria da ?frica, no ?mbito das igrejas locais e em suas institui?es de ensino. O estabelecimento de uma pol?tica de cotas na Universidade Metodista tamb?m seria uma prova da consci?ncia social da Igreja. Quando Zaqueu teve um encontro com Cristo e se arrependeu de seus pecados, ele prometeu restituir quatro vezes mais o que havia roubado. O pa?s lucrou com a m?o-de-obra escrava e os filhos dos escravos ainda est?o esperando o pagamento dessa d?vida.
Veja tamb?m:
Um Jesus Negro nas telas do cinema. Clique aqui.
O 20 de Novembro e essa tal liberdade – Reflex?o do pastor Jos? do Carmo da Silva, 5? Regi?o. Clique aqui.
Di?logos sobre Igualdade Racial – O Minist?rio de A?es Afirmativas Afro-descendentes da Igreja Metodista na 3?RE – AA-AFRO-3?RE em parceria com a CONAD-OAB/SP – Comiss?o do Negro e Assuntos Antidiscriminat?rios da Ordem dos Advogados-Seccional S?o Paulo realizou no dia 21 de outubro passado nas depend?ncias da Catedral Metodista, o Di?logo sobre a igualdade racial, contanto com a participa??o de autoridades civis e religiosas, e uma plat?ia de mais de 100 pessoas, entre estudantes de direito, jornalismo, militantes do movimento Afro de todo o estado de SP e representantes da Igreja Metodista. Clique aqui para saber mais
POESIA: “?fricos Tr?ficos” (Gladir Cabral), “Das Profundezas” e “Real Liberta??o” (Jos? do Carmo da Silva, da 5? RE) Clique aqui para ler os poemas
Saiba como foi criado o Dia Nacional da Consci?ncia Negra. Texto do pastor Ronan Boechat, 1? RE. Clique aqui.
Conhe?a o trabalho do Minist?rio de A?es Afirmativas Afro-descendentes da Terceira Regi?o Eclesi?stica. Leia aqui.