panorama historico reforma3

 


III. IGREJA REFORMADA



Analisaremos o que foi a REFORMA. Leia Ap. 3:10, a primeira parte do vers?culo. Isto foi dito ? Igreja de Filad?lfia. O ap?stolo Jo?o estava se referindo ? import?ncia da Palavra guardada por aqueles irm?os. Vem a? um novo momento na vida da Igreja: a IGREJA REFORMADA.


O que proporcionou a REFORMA foi, exatamente, a palavra de Deus. A B?blia foi descoberta. Vejam s?: durante muito tempo, a Palavra de Deus fora ignorada.


A REFORMA fez seu marco inicial no dia 31/10/1517. Lutero era sacerdote e tamb?m professor da universidade de Wittenberg. Homem muito instru?do, come?ou a ler a Palavra de Deus, as Escrituras, especialmente a ep?stola do ap?stolo Paulo aos romanos. Ele ficou muito impressionado com toda aquela situa??o da Igreja.


Naquela data ele colocou na porta da Catedral de Wittenberg as famosas 95 teses. No dia seguinte seria 1? de novembro, dia de todos os santos, e o dia 2, o dia de finados. A catedral de Wittenberg teria naqueles pr?ximos dias muitos fi?is. Muita gente viria para a Igreja. Era uma grande oportunidade para que todo mundo tomasse conhecimento. Nem todos podiam ler porque o numero de analfabetos era muito grande.


Este grande momento da REFORMA se estende at? 1648, quando terminam as guerras pol?tico-religiosas. A data de 1648 ? uma data muito importante, n?o s? na hist?ria universal, mas na hist?ria da Igreja, quando foi assinada a Paz de Westf?lia, que marca o t?rmino da guerra dos 30 anos na Alemanha precisamente, e da guerra dos 80 anos entre os Pa?ses Baixos e a Espanha. Esse per?odo todo ? denominado de REFORMA PROTESTANTE DO S?C. XVI. Mas, vai um pouco al?m do s?c. XVI. ? um grande s?culo da REFORMA.


A REFORMA trabalhou algumas ?reas espec?ficas.



A. A DOUTRINA
Era necess?rio restaurar a doutrina da Igreja. Alguns lemas foram elaborados e a gente muitas vezes se refere a eles.



SOLA SCRIPTURA – Tudo come?ou por a?, a t?tulo de REFORMA DOUTRIN?RIA. Por SOLA SCRIPTURA os reformadores entenderam que a B?blia ? a nossa ?nica regra de f? e pr?tica. O que ? que isto significa? A gente diz isto tantas vezes, n?o ? verdade?


Quando eu digo que a B?blia ? a nossa ?nica regra de f?, quero dizer que tudo quanto n?s acreditamos ser express?o de toda a verdade sagrada est? dentro da B?blia. Nenhuma doutrina pode ou deve ser ensinada ou crida, que n?o tenha fundamenta??o b?blica.


Mas ela tamb?m ? a nossa ?nica regra de f? pr?tica. Isto significa que minha vida di?ria, tudo o que eu fa?o, o que eu digo e o que eu penso, tem que estar de acordo com a B?blia. A responsabilidade ? muito grande para n?s, que somos herdeiros da REFORMA. Com isso os reformadores disseram o seguinte: "A B?blia ? mais importante que a tradi??o". Eles n?o negaram, nem foram contra a tradi??o. Dizer que os reformadores jogaram na lata do lixo a tradi??o n?o ? verdade, porque todo grupo tem suas tradi?es. Tradi??o ? aquela heran?a que a gente adquire daqueles que viveram antes de n?s.


Os reformadores examinaram isto com muito cuidado. Eles n?o eram necessariamente contra a tradi??o, mas na hora em que a tradi??o feria o que a Palavra de Deus ensinava, eles rejeitavam a tradi??o e, naturalmente, faziam op??o pela Palavra de Deus.


E mais ainda: a B?blia foi traduzida para a l?ngua vern?cula. Sabem em que l?ngua estava escrita a B?blia, naqueles dias? Em Latim. E quem conhecia o Latim? Uma faixa da sociedade muito privilegiada, uma pequena fra??o. Apenas aqueles que eram sacerdotes, aqueles que lidavam com a ci?ncia jur?dica, os advogados l? nos tribunais. Apenas estes conheciam o latim. Os Universit?rios conheciam o latim porque era a l?ngua universit?ria da ?poca. Quem estudasse em Oxford, na Inglaterra; em Salamanca, na Espanha; em Paris, ou em qualquer outra Universidade medieval, n?o tinha nenhuma dificuldade, porque a l?ngua falada em todas elas era o latim. O pov?o n?o sabia latim, ent?o, os Reformadores providenciaram,    para que a B?blia fosse traduzida para a l?ngua falada pelo povo. Surgiram muitas tradu?es da B?blia. Na Alemanha, Lutero traduz a B?blia para o alem?o, na Fran?a surgem tradu?es do Novo Testamento, ainda pelos humanistas (eles forneceram uma contribui??o ? REFORMA). Mais tarde vai surgir uma nova vers?o das Escrituras, em franc?s: a B?blia Genebrina (porque Genebra ? um dos cant?es da Su??a que se fala franc?s) e outras vers?es. Outras tradu?es tamb?m surgiram na Espanha, como a vers?o Reina-Valera, que ? a vers?o oficial da B?blia em espanhol. Foi traduzida por Caciodoro de Reina e revisada por Cipriano Valera. Heran?a daquele per?odo. Uma s?rie de outras tradu?es foram efetuadas para que a B?blia fosse colocada na m?o do povo de um modo geral.


 O SACERD?CIO UNIVERSAL DOS CRENTES – Toda a vida do homem medieval dependia do Sacerdote. Os reformadores disseram que, cada crente no Senhor Jesus ? tamb?m um sacerdote. Jesus Cristo ? o Sumo-Sacerdote, o nosso Sacerdote maior. N?o ? assim que nos ensina a ep?stola aos hebreus? Qual ? o papel do sacerdote? Ministrar na casa de Deus. Ent?o, cada crente ? um sacerdote em Cristo. Que oportunidade! Que privil?gio n?s temos!. Os Reformadores descobriram isto lendo a B?blia. Assim, n?s n?o precisamos da media??o de ningu?m. Aquele que ? mediador nosso diante de Deus ?, ?nica e exclusivamente, o Senhor Jesus Cristo, como diz em I Pedro:"Porque v?s sois sacerd?cio real, na??o santa, povo de propriedade exclusiva de Deus".


SOLA FIDE Isso quer dizer que a f? ? superior ?s obras. Obra ? importante? ?, mas n?o para a Salva??o. O crente deve fazer boas obras? Claro que sim. Mas devemos faz?-las como um atestado, um testemunho p?blico daquela mudan?a que j? se operou dentro de n?s. Ent?o a f? ? quem salva e n?o as obras. A Salva??o ? operada pelo Senhor Jesus Cristo l? na cruz, e a f? ? gerada em n?s pelo Esp?rito Santo que nos habilita a receber naturalmente esta gra?a extraordin?ria da Salva??o.


Agora, os Reformadores v?o pregar a Doutrina da Justifica??o pela F?. N?o pelas obras, mas sim, pela f?. O que foi que os Reformadores fizeram para que a doutrina fosse aprendida por todos? N?o era s? para eles saberem. Todo mundo deveria ser instru?do nessas santas verdades. Eles elaboraram Confiss?es de F? e Catecismos. Isso s?o s?mbolos de F?. N?s n?o dizemos que somos uma Igreja Confessional? Isso quer dizer que temos s?mbolos de f?: Catecismos e Confiss?es. Os s?mbolos de F? da Igreja antiga s?o chamados de Credos. Os credos s?o bem pequenos. S?o muito breves. J? os Catecismos e Confiss?es s?o mais trabalhados, s?o bem mais longos.


Qual a diferen?a entre Catecismo e Confiss?o?A Confiss?o ? um pequeno tratado de Teologia Sistem?tica. Os assuntos s?o ali apresentados de forma expositiva. Por exemplo: O cap?tulo que fala sobre Deus e a Sant?ssima Trindade. Est? l? toda uma exposi??o. ? mais dif?cil. ? preciso ter um certo conhecimento, analisar cuidadosamente para entender as Confiss?es.


E quanto aos Catecismos? Eles s?o escritos de que maneira? Perguntas e respostas, para facilitar o aprendizado. Existem catecismos em duas categorias: Maior e Menor. Naturalmente, os menores s?o mais simples.


Tudo isto foi escrito para doutrinar o povo. A Igreja estava precisando aprender doutrina.
SOLE DEO GLORIA  – Isto quer dizer:Gl?ria, honra e louvor somente ? Deus, ou seja, culto s? se deve prestar a Deus.


B. O CULTO- O culto foi uma segunda ?rea da Igreja a ser restaurada. Era preciso recuperar o verdadeiro culto celebrado pela Igreja. Eles entenderam, lendo a B?blia, que somente Deus deve ser louvado. Qual   ? a pergunta n?mero 1 do nosso Breve Catecismo e que est? bem dentro desta reforma lit?rgica? Qual o fim principal do homem? Qual a resposta?O fim principal do homem ? glorificar a Deus e goz?-lO para sempre.


Sabem o que isto quer dizer? Que n?o ? Deus que existe em fun??o de n?s, mas n?s existimos em fun??o de Deus; que oculto n?o ? para n?s, o culto ? para Deus. Cuidado, porque tem havido muitas deturpa?es na ?rea do culto. Os Reformadores entenderam isto com muito cuidado,de que o culto n?o ? para o homem, n?o ? o culto de natureza antropoc?ntrica,porque isto n?o tem base b?blica. O culto ? do jeito que Deus gosta e quem determina como deve ser cultuado ? Deus.


Ent?o, ? preciso estudar o que ? que Deus tem a dizer a respeito do culto e foi isso que os Reformadores fizeram atrav?s do lema SOLE DEO GLORIA. Com isso, eles resgataram uma express?o de culto que vinha sendo ignorada, o cultolatria, que quer dizer culto a Deus Tri?no: o Pai,o Filho e o Esp?rito Santo. ? tanto, que ainda hoje, alguns pastores iniciam oculto dizendo: "Iniciemos este culto em nome do Pai, do Filho e do Esp?rito Santo", mostrando assim, que o culto ? para o Deus Tri?no.


Os Reformadores, ent?o, descobriram que s? o Deus Tri?no, s? a Trindade ? merecedora de culto. Com isso, eles rejeitaram duas outras formas de culto que existiam, que surgiram na Idade M?dia: o Culto Duliae o Culto Hiperdulia.


CULTO DULIA – ? o culto aos santos de um modo geral. Tem santo pra tudo. A venera??o aos santos cresceu    muito de uma forma extraordin?ria. Antes de se converter, Lutero era devoto de Sant?Ana. Ele participava desse culto Dulia. Mas, quando ele come?ou a ler a B?blia descobriu que isto n?o tem fundamenta??o b?blica.


CULTO HIPERDULIA – H?per – estar acima. ? o culto a Maria. A venera??o a Maria tinha um lugar especial?ssimo. Todas essas express?es de culto foram rejeitadas pelos Reformadores. Da? o uso do lema:"SOLE DEO GLORIA. Para isso, os Reformadores elaboraram uns manuais de culto. E,mais ainda, verteram todo o culto para a l?ngua vern?cula, na l?ngua do povo,  e n?o somente a B?blia.


Isto foi muito importante para a REFORMA,porque antes ningu?m entendia nada da missa. Os manuais n?o tinham formas r?gidas. Eles apresentavam uma estrutura normativa do culto crist?o, diferente da missa que gravita em cima daquelas partes denominadas de Pr?prio de Tempore eOrdin?rio.


O Ordin?rio ? o que acontece em toda missa. N?o muda nada, nada daquilo ali. O Pr?prio de Tempore est? de acordo comas esta?es do ano eclesi?stico.


Para os Reformadores, o culto deveria ter uma estrutura e esta estrutura ter certa mobilidade facilitando assim o trabalho, a criatividade, a riqueza. S? que, agora, tudo isto policiado pelas Escrituras. E, mais ainda, os Reformadores v?o resgatar o canto congregacional.Dizer que a Igreja Cat?lica n?o cantava de jeito nenhum, ? um exagero. Ela cantava, ?s vezes. Cantava os Am?ns, os Aleluias, o Agnus Deie algumas Doxologias. O Gl?ria n?o. ? muito dif?cil. Era mais o coro que cantava. Era a Doxologia Maior. E ent?o, ficava dif?cil. Somente algumas pequenas participa?es. A Congrega??o passou agora a cantar. Lutero escreveu corais, ele era muito h?bil nas quest?es musicais. Preparou os famosos corais luteranos, n?o somente ele, mas outros o ajudaram, e Calvino auxiliado por pessoas competentes, n?o ele, mas se apropriou de m?sicos famosos, de poetas importantes e elaborou o que n?s chamamos de Salt?rio Genebrino. A metrifica??o dos Salmos. Os Salmos passariam a ser cantados pela Igreja, de forma congregacional. Um avan?o extraordin?rio! Que beleza enorme! Agora, naquelas enorme catedrais g?ticas, poderiam ecoar de forma t?o melodiosa a voz de toda a congrega??o, louvando o nome do Senhor.


C. A DISCIPLINA– Era preciso restaurar a disciplina da Igreja. O que foi que os Reformadores fizeram?Organizaram tribunais eclesi?sticos em diferentes est?ncias, como acontece ainda hoje. Quando acontece um problema de disciplina na Igreja, o Conselho se transforma em tribunal. Quando acontece um problema com um pastor que precisa de disciplina, n?o ? o Conselho, ? o Presbit?rio que se transforma em tribunal eclesi?stico. Onde nasceu tudo isto? Na REFORMA. Com que objetivo a REFORMA cuidou da disciplina? Para a Igreja crescer em santidade; para que o povo de Deus fosse um povo zeloso, dando o seu testemunho na condi??o de sal da terra eluz do mundo.


D. O GOVERNO DA IGREJA– A REFORMA recusou toda autoridade papal. Diferentes formas de governo eclesi?stico surgiram. Surgiu a forma Presbiterial, a nossa, mais tarde com o Puritanismo; a forma de governo Congregacional. Outras mais surgiram, e algumas Igrejas ainda mantiveram a forma de governo episcopal. Por exemplo, a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, tem Bispo, mas todas as Igrejas, herdeiras da REFORMA,romperam com a autoridade papal. Disseram o seguinte: O Papa e o Bispo de Roma,t?m autoridade sobre a diocese. E, onde est? a diocese do Papa, no entender dosReformadores? Em Roma. Ent?o ele manda l?. Ele ? Bispo? ?, em Roma. A autoridade dele ? l?. As Igrejas reformadas rejeitaram a subservi?ncia papal. Agora o movimento da REFORMA ? um movimento muito el?stico, muito din?mico, muito grande e ganhou diversos nomes e diferentes express?es. As Igrejas da REFORMA s?o denominadas de Luteranas, aquelas Igrejas que seguiram a orienta??o de Lutero e de seus auxiliares. A Igreja Luterana predomina na Alemanha, na Dinamarca e tamb?m nos Pa?ses Escandinavos, onde est? a Noruega, a Finl?ndia, a Su?cia.


Um outro segmento ? denominado de Calvinista. N?s somos Calvinistas. A REFORMA CALVINISTA foi tamb?m muito longa,e ela recebeu diferentes nomes de acordo com o lugar. Por exemplo, na Fran?a, os Calvinistas foram chamados de Huguenotes, de uma forma pejorativa. O termo Huguenote fora usado em forma de cr?tica. Dadas as persegui?es, os crentes dali, se reuniam l? para as tantas da noite e ?s vezes em lugares at? solit?rios. Foram chamados de Huguenotes, entendem alguns, em alus?o a um antigo rei da Fran?a, chamado Hugo, que era son?mbulo e trocava a noite pelo dia.Ficava andando de noite e dormindo durante o dia.


L? nos Pa?ses Baixos, os Calvinistas foram chamados de Reformados. L? naquela regi?o antiga, que hoje n?s chamamos de Holanda e B?lgica, ainda tem a Igreja Reformada Holandesa, e aqui no Brasil tem um ou outro mission?rio daquela Igreja Reformada.
Tem a Igreja Reformada com v?rios segmentos, especialmente no Canad?. E, na Esc?cia, os Calvinistas s?o chamados de Presbiterianos. O grande Quartel General da REFORMA CALVINISTA, foi em Genebra, na Su??a, porque Calvino por ser franc?s, viu-se obrigado a sair da Fran?a na ?poca do Francisco II, e se estabeleceu em genebra, que tamb?m falava o franc?s. Ali, surgiu, naturalmente, o primeiro Semin?rio Calvinista, na cidade de Genebra, com um dos auxiliares de Calvino, que foi Teodoro de Beza.


A REFORMA CALVINISTA espalhou-se dali para diversas partes do mundo. E, l? na Esc?cia, os Calvinistas foram chamados de Presbiterianos, com John Knox, o Grande Reformador da Esc?cia. H? quem diga que Knox levava Deus t?o a s?rio, levava a B?blia t?o a s?rio, levava a fidelidade as doutrinas t?o a s?rio, que, em forma de gracejo, n?o de cr?tica, os amigos de Knox diziam que ele era mais Calvinista que o pr?prio Calvino.


Da Esc?cia, o Presbiterianismo veio para os Estados Unidos, com aquele fluxo migrat?rio que houve no Reino Unido, dadas as persegui?es religiosas e, dos Estados Unidos, veio para o Brasil com o Rev.Simonton. No s?culo passado, em 1859, o Rev. Simonton, chegou ao Rio de Janeiro e, n?s aqui estamos, numa Igreja Presbiteriana. N?s temos a nossa heran?a da REFORMA do S?c. XVI, especialmente da REFORMA CALVINISTA, mais particularmente,l? da Esc?cia, com John Knox.


Essa ? uma vis?o b?sica da REFORMA.


A REFORMA ? um per?odo t?o bonito, t?o precioso e t?o extraordin?rio! Vamos nos deparar, agora com uma ?ltima fase da Hist?ria da Igreja. ? a Hist?ria que n?s estamos tamb?m escrevendo. A Hist?ria presente.



 
IV. IGREJA CONFORMADA



Isto atinge a todos n?s, indistintamente,porque n?s devemos olhar para aqueles servos de Deus do passado e dizer: "Como n?s temos feito t?o pouco! Como n?s temos nos conformado com essa ?vidinha? devir para a Igreja no domingo, basicamente!". Culto de Ora??o: um grupinho. Leitura da B?blia, a B?blia ? agora como o hor?scopo do crente, que abre-se assim: P?e-se o dedo l? no texto. Muita gente faz assim e acha que est? lendo a B?blia.
Muita gente aprendeu que se n?o orar antes de dormir pode ter pesadelo. Ent?o, l? pelas tantas, depois que a televis?o as ido ar, diz assim: "Senhor Deus, muito obrigado por este dia, perdoa a multid?o dos meus pecados, em nome de Jesus. Am?m". Acha que orou. Existem aqueles que v?m ? Igreja no domingo de Santa Ceia. Outros, s? na noite de Ano. Interessante.


Eu passei doze anos l? em Heli?polis (Garanhuns/PE), e eu lembro-me de algumas pessoas que eram da Igreja,mas que eu s? via no final de Ano. Teve uma senhora, uma vez, que eu at? brinquei com ela. Um dia eu a encontrei, no in?cio de Janeiro, e ela me cumprimentou, com muita alegria me felicitou, desejando um feliz Ano Novo, e me apresentou as suas desculpas porque n?o pode ir ao culto do romper de ano, oCulto de Vig?lia. E, brincando, dada a minha aproxima??o, eu disse: "Mas minha irm?, que pena! Agora s? o ano que vem". Porque perdeu o culto de Ano Novo.Parece brincadeira, mas isto ? verdade, e diz que ? crente no Senhor Jesus Cristo.


Qual a nossa realidade? Igreja CONFORMADA. Qual o retrato da Igreja no momento? Igreja CONFORMADA. Com algumas exce?es,esse per?odo vai de 1648 at? o presente. ? um per?odo muito grande. Muita coisa boa e bonita aconteceu ao longo desse per?odo. Aconteceram os avivamentos espirituais. N?s n?o podemos ignor?-los. Despertamentos l? na Inglaterra com os Puritanos. Tudo isto est? dentro deste per?odo. Na Alemanha, com o pietismo,ap?s o per?odo p?s-guerra dos 30 anos, muita coisa bonita aconteceu l? com essa gente. Vieram os avivamentos onde a Palavra de Deus foi pregada, divulgada, onde muita gente se converteu. Nesse per?odo surge o grande s?culo de Miss?es.


Grande S?culo, porque vai al?m de 100 anos. Come?a no ano de 1742 e vai at? 1914, quando estourou a Primeira Guerra Mundial.


Come?ou l?, quando Guilherme Carey(1761-1834) organizou a Miss?o Batista Para Propaga??o do Evangelho entre os pag?os, e ele mesmo foi l? para o campo, pregar a Palavra de Deus, na terra distante. As miss?es prosseguiram ao longo deste per?odo, surgindo in?meras sociedades mission?rias, que v?o culminar com a chegada do Rev. Simonton ao Brasil, e uma s?rie de outros mission?rios.


Agora, depois disto, qual o retrato ao longo do nosso s?culo? ? uma Igreja estagnada, uma Igreja decadente,CONFORMADA.


Algu?m se referiu ? Igreja dos nosso dias,denominando-a de Cristianismo sem Cristo. ? lament?vel dizer isto. N?s precisamos resgatar o grande lema dos Reformadores. A proposta para a Igreja hoje, ? esse retorno ao mesmo caminho que os Reformadores fizeram. N?o retornar para eles, porque Calvino ficaria chatead?ssimo, se n?s diss?ssemos que precisar?amos voltar l? pra Calvino. A proposta de Lutero, de Calvino e de Knox? um retorno pelo mesmo caminho que eles percorreram: o retorno ? Igreja Primitiva. Aquele lema que n?s poder?amos denominar de Ad Fontis, o retorno ?s fontes originais do Cristianismo: EKLESIA REFORMATA, SEMPER REFORMANDA. Isto quer dizer que, REFORMA n?o ? um ponto estagnado. REFORMA ? uma caminhada constante da Igreja Crist?. REFORMA n?o ? criar algo de novo. ?s vezes a gente at? pensa que ? isso. REFORMA ? um retorno ?s origens. Foi esse o caminho que os Reformadores fizeram. Eles retornaram para a Igreja Apost?lica. Foram l? para o princ?pio. E, como era a Igreja l? no seu in?cio, no seu nascedouro? Ent?o, eles redescobriram os Pais da Igreja, o estudo das Escrituras na l?ngua original, a preocupa??o com a exegese, com a restaura??o da Igreja, dando a ela a sua fisionomia original. ? disso que n?s precisamos.
 
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Maely Ferreira Vilela ? pastor presbiteriano e Reitor do Semin?rio Presbiteriano de Teresina -Piau?.


 


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A Igreja Deformadaclique aqui


 


 

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