Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 18/12/2012

Retrospectiva Metodista principais momentos na vida da Igreja em 2012

Certamente cada metodista tem suas histórias de bênçãos e lutas para contar. Procuramos relembrar alguns acontecimentos marcantes na vida do povo metodista por meio desta igreja a qual servimos. Foram muitos momentos de alegrias, perdas de pessoas que fizeram a diferença na história da educação, reuniões das mais diversas, encontros nacionais de vários segmentos da vida e missão da Igreja.

Essas histórias foram evidenciadas, ora no Expositor Cristão e/ou no próprio site nacional e redes sociais. Ultrapassamos a marca das dez mil pessoas que curtiram a página no facebook e mais de seis mil seguidores no Twitter. Mesmo assim, chegamos à conclusão que precisamos melhorar nos próximos anos. Temos novos objetivos e metas a serem conquistados a partir de 2013. Acompanhe alguns momentos abaixo veiculados no portal ou publicados no Expositor.

Dia 17 de dezembro 2011 - Delegados/as são convocados/as para um Concílio Geral Extraordinário por decorrência do falecimento do bispo da Região Missionária da Amazônia - bispo Adolfo Evaristo de Souza. O conclave marcou a história do metodismo brasileiro. Carlos Alberto Tavares Alves (1ª Região Eclesiástica) foi eleito bispo da Igreja Metodista designado para desenvolver seu ministério Episcopal na Rema. Veja aqui!

Janeiro - Elias Boaventura, ex-reitor da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) faleceu aos 74 anos, na noite do dia 7 por decorrência de um  AVC hemorrágico. Foi reitor da Unimep de 1978 a 1985, durante o difícil período da ditadura militar, época marcada por grandes acontecimentos que projetaram a instituição em nível nacional como uma universidade compromissada com as questões sociais, educacionais e políticas. Veja aqui!

 

Juvenis da Igreja Metodista vieram de todo o país para participar da Caliju, Capacitação de Liderança Juvenil. O encontro aconteceu no final janeiro nas dependências da Faculdade de Teologia em São Bernardo do Campo-SP e reuniu 230 adolescentes.. Veja aqui!

 

Fevereiro - Bispa e bispos recebem as novas revistas de Escola Dominical na Sede Nacional da Igreja Metodista, em São Paulo. A Coordenadora do Departamento Nacional,  Revda. Andreia Fernandes, também apresentou a proposta para o próximo biênio. Veja aqui!

Departamento Nacional de Escola Dominical e Secretaria para a Vida e Missão se empenharam na publicação das Revistas de Escola Dominical após longo período sem as publicações. Veja aqui!

 

Um só Corpo, uma só alma e um só Espírito. Metodistas se únem para ajudar as vítimas das enchentes nos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Veja aqui!

 

Os membros da Cogeam 2012-2016 tomaram posse e foram consagrados dia 12 de fevereiro na Catedral Metodista em São Paulo. O culto teve a participação de bispos e bispa da Igreja Metodista. O presidente do Colégio Episcopal, bispo Adonias Pereira do Lago, ministrou a palavra e conduziu a cerimônia. Veja aqui!

Colégio Episcopal e lideranças gravam vídeo a ser apresentado nas Igrejas do Plano Nacional Missionário para nortear a caminhada da Igreja nos próximos anos. Várias igrejas assistem. Fato inédito foi repercutido nas páginas do Expositor Cristão.  Veja aqui!

Março - Após dois meses de hospitalização, faleceu na madrugada do dia 1º de março, o biblista e pastor da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), Dr. Milton Schwantes. O Dr. Schwantes contribuiu grandemente com a formação de vários pastores/as metodistas já que dava aula da Faculdade de Teologia em São Bernardo do Campo. Veja aqui!

Campanha Jovem Metodista 2012 mobiliza juventude de todo o país. O objetivo foi proporcionar aos jovens práticas e ênfases wesleyanas ao realizar atos de piedade (práticas devocionais) e obras de misericórdia (prática de amor ao próximo). Milhares de jovens aderiram à Campanha Nacional. Veja aqui!

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU - Organização das Nações Unidas no dia 22 de março de 1992. Neste dia, em cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural. Veja aqui!



Abril - Órgão Oficial da Igreja Metodista, o Expositor Cristão, destaca na edição de abril o trabalho desenvolvido pela Igreja Metodista junto aos povos indígenas. Se ainda não leu a reportagem, descubra como e onde acontece essa missão da Igreja Metodista com os povos indígenas. Veja aqui!

 


Comitê Diretivo e Conselho de Bispos do Ciemal – Conselho de Igrejas Evangélicas Metodistas da América Latina e o Caribe se reúniram entre os dias 10 e 12 para avaliar e planejar as ações do Plano Estratégico para o ano de 2012. O encontro aconteceu na Faculdade de Teologia em São Bernardo do Campo. Ao todo 17 países da América Latina foram representados no encontro. Veja aqui!

Presidente da Confederação das Sociedades Metodistas de Homens da Igreja Metodista participa do 19º Encontro Nacional das Fraternidades de Homens do México. O evento foi em Santiago, Monterrey, no México, entre os dias 27 e 30 de abril. Veja aqui!

A Igreja Metodista Unida realizou entre os dias 24 de abril e 4 de maio a Conferência Geral 2012, na cidade de Tampa, no estado da Flórida.  A Igreja Metodista esteve representada por três delegados: O bispo Adonias Pereira do Lago, a bispa Marisa de Freitas Ferreira e o Dr. Roberto Lima Bruhn. O bispo João Carlos Lopes participou como convidado da conferência. O evento contou com quase mil delegados que juntos firmaram uma aliança de ser uma igreja em missão para a transformação do mundo. Veja aqui!

Maio - Expositor Cristão destaca o Avivamento Metodista como celebração do Coração Aquecido no dia 24 de maio de 1738. O primerio avivamento metodista aconteceu numa pequena reunião, ouvindo a leitura de um antigo comentário escrito pelo reformador Martinho Lutero sobre a Carta aos Romanos, que João Wesley sentiu seu coração aquecer-se de modo sublime, por haver compreendido perfeitamente a essência do Evangelho de Cristo, renunciando toda confiança em suas próprias obras e passando a confiar inteiramente no Cordeiro de Deus. Veja aqui!

Oferta Missionária 2012 impulsiona metodismo no Norte e Nordeste. No terceiro domingo de maio, as Igrejas em todo o Brasil se uniram para alcançar o alvo missionário de 500 mil. O valor foi revertido para o avanço missionário nas regiões Norte e Nordeste do país. Veja aqui!

Junho - Confederação Metodista de Jovens promoveu o Encontrão Nacional entre os dias 7 e 9 de na Escola de Missões em Teresópolis-RJ. O tema foi Conectados para Servir. O próximo encontro nacional dos jovens metodistas será em maio de 2013 em Belo Horizonte-MG. É o Treina Jovem, um evento para capacitação. Veja aqui!

Foi inaugurado na noite do dia 14 de junho na Igreja Metodista da Luz em São Paulo, o novo espaço da Sede do No Cenáculo e Disk Oração. O evento contou com autoridades eclesiásticas da Igreja Metodista de várias partes do Brasil. Na foto, o bispo Nelson Campos Leite (terno cinza), foi homenageado devido estar à frente da editoria nacional do Guia devocional diário por vários anos passando a editoria nacional ao bispo Adriel de Souza Maia. Veja aqui!

Faleceu no dia 28 o Rev. Aharon Sapsezian, pastor da Igreja Reformada Armênia e o primeiro Secretário Geral da ASTE - Associação de Seminários Teológicos Evangélicos. Sapsezian estava em casa, na Suiça, bastante debilitado em função de problemas cardíacos. Veja aqui!

No dia 26 aconteceu na Sede Nacional da Igreja Metodista em São Paulo, a consulta internacional entre a Igreja Metodista no Brasil e Alemanha. A bispa Rosemarie Wenner, da Conferência da Alemanha e atual presidente do Colégio Episcopal da Igreja Metodista Unida estava acompanhada do Rev. Frank Aichele e da médica Ulrike Kirchner, ambos da Alemanha e membros da Junta Geral de Ministérios Globais. Veja aqui!

Expositor Cristão aborda o crescimento da Igreja Metodista no Brasil. Em vinte anos, o número de metodistas no Brasil teve um aumento expressivo: saltou de 80.061 para 214.715. Crescimento de 268,19%. A Igreja Metodista tem 1038 igrejas, 373 congregações e 400 pontos missionários no país. Os dados são do último levantamento oficial em 2010 e não contabilizam as crianças e os participantes não confessos. Veja aqui!

Julho - O mês das férias é sinônimo de missão para metodistas em todo o Brasil. Eles deixam casa, família, descanso e lazer para evangelizar. Os Projetos Missionários tem cunho social e evangelístico, além de promover ações em uma cidade, geralmente, com o apoio da prefeitura local. Veja aqui!

Juname 2012 - 1,4 mil adolescentes metodistas de todo o Brasil dançaram, cantaram e evangelizaram em pleno parque Hopi Hari. A programação foi parte da Juname 2012 e aconteceu na quinta-feira (26), em Vinhedo-SP. Eles se  reuniram na Estância Árvore da Vida em Sumaré-SP. Várias lideranças da Igreja participam do encontro. Veja aqui!

 

Agosto - Presidente do Colégio Episcopal da Igreja Metodista sofre infarto agudo no miocárdio em Cuiabá-MT no dia 5 de agosto e depois é transferido para São José do Rio Preto onde passou por cirurgia. Veja aqui!

 

 

O 2º Encontro Nacional de Capacitação da Confederação Metodista de Mulheres do Brasil aconteceu entre os dias 2 e 5 de agosto. O Culto de Abertura foi marcado pela presença do Pastor Kasé que é oleiro. Ele ministrou através de suas ilustrações. Primeiro mostrou que somos como o cascalho, impossível sermos trabalhados pelo oleiro (Deus). Só depois de entregarmos nossas vidas a Ele, então nos deixará de molho, e assim, cascalho e barro vão se fundir. Veja aqui!

 

Encontro Nacional de Pastores/as reúne 1, 34 mil pastores/as de todo o Brasil em Guarapari-ES. eles/as compartilharam experiências, reencontraram amigos/as e foram encorajados com as pregações do bispo Raul Garcia, da Igreja Metodista no México. Foi o maior encontro entre o corpo pastoral da Igreja Metodista realizado no Brasil. Veja aqui!


Em agosto inicia a Campanha Nacional de Oferta para Ação Social que ocorre até o Dia de Ação de Graças, em novembro. Todas as Igrejas Metodistas em todo o país são convidadas a ofertar e realizar a Festa da Família Metodista para arrecadar mais verbas para a missão social da Igreja. Metade da oferta levantada abençoa os projetos da igreja local e a outra metade abençoa projetos sociais selecionados pelas regiões eclesiásticas e missionárias. Veja aqui!


O bispo Adonias Pereira do Lago, presidente do Colégio Episcopal da Igreja Metodista e da 5ª Região Eclesiástica, recebeu alta médica no dia 29 e foi para casa junto à família. Toda a família metodista se uniu em oração pela restauração do bispo após infarto no início do mês. Veja aqui!

Setembro - Integrantes da equipe nacional do projeto SAF - Sombra e Água Fresca, da Igreja Metodista, estiveram em Moçambique no final de agosto. O objetivo da viagem foi desenvolver dois encontros de capacitação e treinamento  para educadores e líderes da Igreja Metodista Moçambicana. Duas cidades foram visitadas, Maputo e Chicute. A missão durou 13 dias. Veja aqui!

 

Todos os anos a Igreja Metodista realiza no mês de setembro a campanha "Um doador de sangue salvou minha vida". À luz da Palavra de Deus e da herança de seu fundador John Wesley, esse trabalho baseia-se em atos de piedade e atos de misericórdia. "Porque isto é o meu sangue, que é derramado em favor de muitos, para o perdão dos pecados."  - Mateus 26.28. Veja aqui!

 

Resgatar a musicalidade na vida da Igreja Metodista. Este é um dos principais objetivos do Departamento Nacional de Música e Arte - DNMArte. Neste sentido, um passo importante foi dado – a concretização do 1o Encontro Nacional. O Encontro Nacional foi realizado entre os dias 14 e 16 de setembro na Faculdade de Teologia em São Bernardo do Campo e reuniu 86 pessoas entre participantes, equipe de apoio e integrantes do DNMArte. Veja aqui!

 

 

O metodista e consultor de empresas Wilson Roberto Zuccherato, tomou posse como Diretor Superintendente do Cogeime - Instituto Metodista de Serviços Educacionais. Ele passa a dirigir a equipe responsável pela gestão da Rede Metodista de Educação da Igreja Metodista. Veja aqui!

 

 

O bispo honorário da Igreja Metodista, Stanley da Silva Moraes, tomou posse dia 22, como Presidente do Consad (Conselho Superior de Administração) e Presidente do Conselho Diretor das Instituições de Ensino da Igreja Metodista. Veja aqui!

Outubro - Moderador do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), Dr. Walter Altmann e o assessor responsável pelas comunicações de ligação para a América Latina, Dr. Marcelo Schneider, estiveram em reunião na Sede Nacional da Igreja Metodista, em São Paulo, juntamente com alguns representantes das igrejas membros do CMI. Veja aqui!

Os resultados das pesquisas não deixam dúvidas. A violência contra a mulher geralmente acontece na esfera doméstica. 68,8% dos atendimentos a mulheres vítimas de violência, a agressão aconteceu na residência. Dr. Walter Altmann fala sobre o assunto em entrevista exclusiva. Veja aqui!

Bispa e bispos da Igreja Metodista orientam igrejas com a Carta Pastoral sobre as eleições 2012."Nosso grande desafio no exercício da cidadania no século XXI é promover mudanças que eneficiam a vida e o ser humano dentro da sociedade em que estamos inseridos como metodistas", afirma o documento. Veja aqui!

Expositor Cristão - Balanço positivo depois de quase quatro anos da implantação da Rede Metodista de Educação. Foram diversas reuniões, decisões e parcerias. Houve mais diálogo entre as Instituições, troca de informações, compartilhamento de recursos e de estratégias.  Tempo de compatibilizar as exigências da missão e da administração. Veja aqui! 

Expositor Cristão - Aborda os 30 anos do Plano para a Vida e a Missão. Os metodistas vivenciaram a crise e produziram o documento valioso na década de 80. Agora, com o trigésimo aniversário são desafiados a avaliar a caminhada missionária. Veja aqui!

 

Encontro Nacional - Como inserir as crianças no culto? Encontro Nacional de Pessoas que Trabalham com Crianças e Adolescentes realizado nas dependências da Faculdade de Teologia, em São Bernardo do Campo-SP, reuniu representantes de várias partes do país. O evento mereceu destaque também nas páginas do Expsoitor. Veja aqui!

 

Novembro - O Colégio Episcopal da Igreja Metodista empossou o novo reitor da Universidade Metodista de Piracicaba – Unimep, Dr. Gustavo Alvim. A cerimônia foi na manhã do dia 23 de novembro, na capela do Campus Taquaral, em Piracicaba-SP.  A posse pública será marcada somente para o mês de março do próximo ano. Veja aqui!

Dois representantes da Igreja Metodista no Brasil participam da 6ª Conferência Central da Igreja Metodista na Alemanha - o vice-reitor da Faculdade de Teologia-SP, rev. Nicanor Lopes e a Agente Nacional do Projeto Sombra e Água Fresca, Têca Greathouse. A abertura do evento foi no dia 13 de novembro, em Rutesheim (Markuskirche). Veja aqui! 

Crianças que fazem parte do Projeto Sombra e Água Fresca (SAF) da Igreja Metodista no Planalto em São Bernardo do Campo-SP e do ponto missionário Tamarutaca em Santo André lançaram no Encontro Nacional de Multiplicadores o CD "Sombra e Água Pura". O evento aconteceu no final de semana prolongado (1-4) e reuniu 41 educadoras/es de todas as regiões eclesiásticas e missionárias da Igreja Metodista, além de três participantes do Equador e um jovem dos Estados Unidos. Veja aqui!

Reitores/as e diretores das Instituições de Ensino da Igreja Metodista estiveram reunidos na Sede Nacional antes da posse do Diretor Superintendente do Cogeime - Instituto Metodista de Serviços Educacionais, Wilson Roberto Zuccherato. Veja aqui!



Bispo Adonias Pereira do Lago reassume efetivamente a presidência do Colégio Episcopal e Coordenação Geral de Ação Missionária (Cogeam). O ato foi na última reunião do ano com as lideranças da Igreja entre os dias 27 de novembro e 1º de dezembro em São Paulo. Veja aqui!

Os órgãos máximos de liderança e administração da Igreja Metodista no Brasil estão reunidos em São Paulo. É a última reunião do ano envolvendo o Colégio Episcopal, Assembleia Geral (Coordenação Geral de Ação Missionária - Cogeam) e representantes do Conselho Superior de Administração - Consad e Rede Metodista de Educação. Veja aqui!

Dezembro - Imagine se o Natal tivesse acontecido no Brasil, nos dias de hoje. Onde seria? Em Belém, é claro! Em Belém do Pará! Assim, os amiguinhos Mig e Tom seguem imaginando como teria sido a história do Natal se o cenário fosse brasileiro. Tem gaúchos, nordestinos, índios, músicas e ritmos. Veja aqui!

Expositor Cristão - Conheça a história do Natal e saiba como comemorar esta data com a família e a comunidade de fé! Você confere também uma entrevista exclusiva com o novo diretor geral da Rede Metodista de Educação Veja aqui!


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães